Analfabetismo nas eleições no Vale do Sinos

• Terça, 20 de Janeiro de 2015

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE/RS apresenta nos anos em que ocorrem eleições os dados do número de eleitores e a respectiva quantidade de analfabetos. Com a eleição de 2014, novos números foram divulgados. No Vale do Sinos, 1,8% dos eleitores são analfabetos.

O Vale do Sinos no Rio Grande do Sul

Baseado na regionalização do estado conforme o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul – COREDE-SUL, a tabela 01 apresenta a realidade dos 28 COREDES do Rio Grande do Sul. Deste modo, é possível identificar o Vale do Sinos no contexto estadual. A região possui a quarta menor taxa de eleitores analfabetos do Rio Grande do Sul. Além disso, apresenta uma taxa 0,9% abaixo da média do estado, que é de 2,7%.

Os eleitores analfabetos do Vale do Sinos representam 7,7% do estado. Já se compararmos a população, o Vale do Sinos detém 11,7% da população eleitoral do estado. Nessa relação, há uma diferença de 4% da representação do Vale do Sinos dos eleitores analfabetos ao total de eleitores no estado.

Nos municípios do Vale do Sinos

O Vale do Sinos em 2014 registrou 986.936 eleitores em 2014. Os eleitores analfabetos somaram 17.411 votantes nesse ano. O município com o maior colégio eleitoral é Canoas, enquanto que o com o menor é Araricá.

Conforme a tabela 02, o município que registrou a maior participação de analfabetos em 2014 foi Portão, onde 2,5% dos eleitores são analfabetos. Em números, o município registrou 584 analfabetos do total de 23.123 eleitores.

Araricá e São Leopoldo - entre seus eleitores - apresentaram uma taxa de analfabetismo de 2,3%. Em Araricá há 90 analfabetos do total de 3.959 eleitores. Já em São Leopoldo – município com o maior número de analfabetos na região - o número é de 3.678 do total de 162.731 eleitores.

Por outro lado, o município de Ivoti registrou a menor participação de analfabetos nas eleições, sendo apenas 0,6% da população eleitoral. Isso representa 93 votantes analfabetos de um total de 15.315 eleitores.

Outros municípios que apresentam baixas taxas de analfabetismo na região foram Canoas e Dois Irmãos. Nestes municípios a taxa de analfabetismo foi de 1,1%. Em Canoas há 2.717 analfabetos do total de 238.951 eleitores.

A tabela 03 revela a evolução da taxa de analfabetismo e mostrou bons resultados no Vale do Sinos. De 2000 a 2014, a taxa regrediu em todos os anos de eleição, apresentando queda de um ponto percentual ao final deste período. A maior queda ocorreu de 2008 a 2010, onde a taxa caiu 0,3%.

O município que apresentou o maior destaque foi Nova Santa Rita. Em 2000, 6,1% dos eleitores se encontravam como analfabetos. Em 2014, a taxa de analfabetismo caiu para 1,7%. Em 14 anos, houve uma queda de 4,4 pontos percentuais, o que representa uma queda bienal de aproximadamente 0,6 pontos.

Para exemplificar, em 2000, o município apresentava a pior taxa da região, enquanto que em 2014 apresentou a sexta melhor taxa dentre os 14 municípios.

Outro destaque positivo é que todos os municípios reduziram a taxa de analfabetismo no período analisado. Entretanto, o município que apresentou a menor diminuição em pontos percentuais no período foi justamente Ivoti, que apresentou queda de 0,4. Este resultado deve-se a baixa taxa que o município já apresentava em 2000, de apenas 1%, que representava uma das menores do estado no período.

Porém, a taxa de analfabetismo nas eleições tende a ser menor que em outros estudos sobre o tema, conforme mostra a tabela 04. Isto se deve ao fato que nas eleições são analisados os eleitores, ou seja, aqueles que têm 16 anos ou mais. Porém, a obrigatoriedade do voto é dos 18 aos 70 anos. E a partir dos 70 anos, a taxa de analfabetismo se torna maior, o que em parte as eleições excluem. Além disso, o voto é facultativo para os analfabetos.

Desta forma, a taxa de analfabetismo registrada nas eleições de 2010 foi comparada à taxa de analfabetismo do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2010. O Censo analisou todas as pessoas com 15 anos ou mais neste período.

A comparação entre as duas taxas de analfabetismo mostra que em todos os municípios a taxa do Censo foi maior que a das eleições. Em alguns municípios, como em Esteio, a taxa não apresentou muita variação, passando de 2,5% para 2,7%.

No Vale do Sinos, a variação foi considerável. Segundo as eleições, a taxa de analfabetismo foi de 2%. Porém, segundo o Censo, a taxa foi de 3,1%, o que representa um aumento de 1,1 pontos percentuais em relação à anterior.

Em 2010, o município com a maior taxa de analfabetismo segundo as eleições foi Nova Santa Rita. Mas ao comparar-se a taxa do Censo, o município ocupa apenas a terceira posição entre os com a maior incidência de analfabetismo. Já, segundo o Censo, Araricá é o município com a maior taxa, sendo que nas eleições, o município é apenas o sexto com a maior taxa ao lado de São Leopoldo.

Outras informações

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, um programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, reúne dados e publica análises sobre a região, com vistas a contribuir nos processos de planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas. Vale-se para isso de bases de dados e ferramentas públicas de sistematização e publicização da informação. Uma dessas ferramentas é o Piktochart, que possibilita a apresentação de indicadores em gráficos e infográficos, instrumentalizando a qualificação da sistematização e comunicação das informações.

Clique na imagem para acessar o infográfico