13,6% dos domicílios no Vale do Sinos têm apenas um morador

• Sábado, 20 de Agosto de 2011

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE apresentam o Rio Grande do Sul como o quarto Estado do país com o maior número de domicílios com um habitante, seguindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porto Alegre é a capital com o maior número de domicílios com um morador.

A região do Vale do Rio dos Sinos tem registrado através do Censo 2010, 57.960 domicílios com um morador, representando 13,6% do total de domicílios da região e 4,4% do total da população naquele ano.

O número de pessoas morando sozinhas na região do Vale do Sinos é maior do que o número de domicílios com mais de cinco integrantes.

Do total de domicílios com um morador no Vale 6,7% não possui renda e 0,2% tem rendimento mensal de 1 a 70 reais. Portanto, 4.093 pessoas estão na linha de extrema pobreza, que tem a renda de até 70 reais per capita como um indicador.

Domicílios com três habitantes representam 21,4% do total do Vale. Destes domicílios 1,9% estão na linha de extrema pobreza, totalizando 6.876 pessoas.

Domicílios com oito ou mais habitantes tem o menor percentual no Vale, representa 1%. No Estado este também é o menor percentual de habitantes por domicílio, 0,9%.

A "Oficina sobre os dados censitários 2010 da Região do Vale do Sinos" é uma atividade do ObservaSinos que objetiva promover a informação e a formação sobre a base de dados constituída a partir do Censo de 2010.

O Censo constitui-se em uma das principais bases de dados do Brasil, organizada pelo IBGE. Esta pesquisa objetiva apresentar o maior retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas, que pode subsidiar a organização e a projeção da vida nos próximos anos.

Conhecer e debater os dados, assim como analisar sua construção e implicações com a realidade e as políticas públicas, constituem-se como objetivos desta Oficina dirigida à comunidade acadêmica e também à população, gestores e profissionais que atuam na região do Sinos.

Os indicadores socioeconômicos constituem-se em ferramenta para o conhecimento e intervenção na realidade. Os indicadores socioeconômicos do Vale do Rio dos Sinos são acessados e disponibilizados pelo ObservaSinos em vista de subsidiar os processos de construção, qualificação e controle social das políticas públicas na região.

Oficina sobre os dados censitários 2010 da Região do Vale do Sinos
Prof. MS Ademir Barbosa Koucher – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU.