Usos do tempo livre e práticas culturais dos porto-alegrenses em 2014

• Segunda, 25 de Abril de 2016

Como os porto-alegrenses utilizam seu tempo livre? Preferem atividades dentro ou fora de casa? Com que frequência assistem à televisão ou navegam na Internet? Que tipo de peças preferem, com quem costumam ir ao cinema, por que não vão a exposições?

Essas são algumas perguntas feitas a moradores da Capital gaúcha, durante a pesquisa Usos do tempo livre e práticas culturais dos porto-alegrenses, ao longo de 1.220 entrevistas domiciliares com pessoas maiores de 14 anos – amostra estratificada segundo sexo, faixa etária e região de residência. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, compartilha o resumo da publicação e apresenta alguns resultados, da pesquisa que foi realizada entre novembro e dezembro de 2014.

A pesquisa

O objetivo foi obter um diagnóstico sobre a demanda e o acesso a produtos e serviços propriamente “culturais” – como ir ao teatro ou ler livros – sem perder de vista o contexto mais amplo do lazer. Os resultados servirão de subsídio à tomada de decisões em políticas públicas, visando à ampliação e diversificação da participação cultural. A repetição periódica permitirá acompanhar a evolução dos hábitos do público e monitorar os resultados dessas políticas. Além disso, os resultados poderão sugerir a realização de pesquisas complementares, de caráter qualitativo ou mais específicas.

A pesquisa foi coordenada por uma equipe formada pelas sociólogas Mariana Aydos e Fátima Ávila (SMC) e pelo antropólogo Caleb Faria Alves (IFCH-UFRGS), além do coordenador do Observatório da Cultura, Álvaro Santi.

Vinculado à Secretaria de Cultura de Porto Alegre, o Observatório da Cultura é um centro de referência para a promoção da cultura e das artes como fatores de desenvolvimento, através da informação. Entre seus objetivos estão a produção e difusão de dados e indicadores sobre a cultura local, o monitoramento de resultados das políticas públicas de cultura e o apoio à formação de empreendedores e gestores culturais.

Os resultados

O estudo Usos do tempo livre e práticas culturais dos porto-alegrenses se propôs a compreender o cenário de demanda e o acesso a produtos e serviços propriamente “culturais”, de acordo com a publicação.

A publicação é dividida em 6 seções com adição das considerações finais e dos anexos. Na primeira seção são apresentadas as características sociodemográficas do município de Porto Alegre. As outras 5 seções tratam de hábitos de lazergostos culturaisleiturapaisagens e espaços públicos e internet e celular.

De acordo com a seção 1: características sociodemográficas, 18,1% dos entrevistados possuíam de 25 a 34 anos e outros 17,7%, de 35 a 44 anos. As mulheres compuseram 51,3% dos entrevistados e 21,5% dos entrevistados diziam estar vinculados a alguma instituição de ensino. Além disso, 63% executavam trabalho remunerado, sendo 29,3% empregados do setor privado e 21,3% profissionais liberais, autônomos ou com trabalho por conta própria.

A seção 2, que apresenta os hábitos de lazer, inicia com a pergunta “O que costuma fazer nos fins de semana em sua cidade, nas horas livres, quando não está estudando ou trabalhando”. Cada entrevistado podia responder de forma aberta, sem opções predeterminadas, e citar até cinco atividades. Desta forma, 38% dos entrevistados responderam a opção ir ao parque/praça/passear na Redenção/ir ao parque Marinha/ir ao parque Humaitá/ao Parcão/ao Jardim Botânico e 23% responderam ir ao shopping; 17,3% citaram a opção ir ao cinema e também 17,3% disseram visitar amigos/parentes/pessoas/filhos/fazer visitas.

Já na seção 4, referente à leitura, a primeira pergunta questiona “quando leu um livro, inteiro ou em parte, pela última vez”. Segundo a pesquisa, 45,8% dos entrevistados leram um livro há mais de 12 meses frente a 11,8% que responderam ao menos uma vez nos últimos 3 meses. Outros 18,1% afirmaram terem lido ao menos uma vez nos últimos 12 meses. Além disso, 8,5% dos entrevistados afirmaram nunca terem lido um livro. Outros 2,6% não sabiam ou não responderam.

A seção 5, que apresenta as paisagens e espaços públicos, apresenta a pergunta referente às paisagens da cidade e preferências dos respondentes. De acordo com a pesquisa, 88,1% gostam muito da paisagem do Guaíba, enquanto 95,2% afirmaram gostar de parques, árvores e jardins.

A seção 6, que apresenta os dados sobre internet e celular, apresentou o questionamento sobre as finalidades de uso e tempo de conexão à Internet. De acordo com a pesquisa, 60,2% utilizam a internet para acesso às redes sociais e 31,6% para pesquisa.

O estudo, na íntegra, pode ser acessado aqui.

A partir desta pesquisa inicial, a equipe já afirma que deve ser feito um trabalho contínuo a fim de repetir de forma periódica a pesquisa e possibilitar observar a evolução dos hábitos culturais da população porto-alegrense ao longo do tempo.

Em breve, estima-se que esteja disponível uma base de dados para o acesso a todos os dados da pesquisa de forma pública. Desta forma, os dados podem contribuir não somente no fomento às políticas públicas, mas também no reconhecimento dos espaços de lazer e apropriação das atividades de lazer dos porto-alegrenses.

Para saber mais sobre a pesquisa, entre em contato com: