Os dados da realidade e a informação

• Segunda, 18 de Abril de 2016

“Números, números e números... o que são e o que dizem sobre vocês”.

Os dados sobre a realidade podem ser importantes instrumentos para melhor conhecer, analisar e intervir na realidade. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE é uma importante referência neste campo, realizando inúmeras pesquisas, cujos resultados estão públicos para o acesso da população e das organizações. Conhecer estas pesquisas, os dados e possibilidades de análise foi o propósito da Oficina “Realidades e Bases de Dados do IBGE”, ministrada por Ademir Barbosa Koucher no dia 13 de abril. A Oficina foi uma atividade promovida pelo Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, em parceria com o IBGE.

Estiveram presentes na atividade aproximadamente 90 pessoas, entre professores, alunos de graduação e pós-graduação da Unisinos, da Feevale, da UFRGS e da UCS. Também destaca-se a presença do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul – UCS, Observatório de Segurança Pública de São Leopoldo, Observatório de Segurança Cidadã de Novo Hamburgo, Observatório da Educação Física Escolar e representantes da Prefeitura Municipal de Canoas e da Polícia Rodoviária Federal.

A Oficina oportunizou o conhecimento sobre o acesso e a organização das estatísticas da página do IBGE, onde foram apresentadas as principais pesquisas e bases de dados do Instituto. Koucher destacou a importância dos dados divulgados pelo IBGE e ressaltou que, pela primeira vez, o Instituto vai presidir a Comissão de Estatísticas das Nações Unidas, criada em 1947 para unificar a forma como os países produzem as suas estatísticas. O ministrante apresentou alguns serviços disponibilizados, como também duas plataformas do IBGE lançadas no mês passado.

A primeira delas foi a Grade Estatística, que permite interatividade aos usuários na hora da consulta de informações e dados, pois qualquer área do mapa possibilita fazer marcações, obtendo os dados sobre população total, por sexo e a quantidade de domicílios ocupados na área escolhida. O programa apresenta, também, mapas interativos com informações por biomas, regiões hidrográficas, clima, altitude e relevo.

A segunda ferramenta foi o Atlas Digital Brasil 1 por 1, que apresenta, ineditamente de modo geográfico nos mapas, os resultados das principais informações da população (sexo, estrutura etária, cor/raça, alfabetização e registros de nascimentos), dos domicílios (abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica e rendimento per capita) e dados sobre infraestrutura no entorno das residências.

Foto: João Conceição

O economista também expôs as pesquisas e informações disponibilizadas pelo IBGE, tais como dados censitários, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios ContínuaProdução Agrícola MunicipalPesquisa Nacional de Saúde e outros. Ao fim, Ademir Koucher destacou que é papel da academia coletar esses dados, produzir a informação e disponibilizar os mesmos.

Assista à Oficina na íntegra em nosso canal do YouTube.

A apresentação completa de Ademir Koucher pode ser acessada aqui.

Sobre o palestrante:

Ademir Barbosa Koucher é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente, é Técnico em Informações Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; tem experiência na área de sistemas de informações, indicadores socioeconômicos e demografia.

Próximas Atividades do ObservaSinos

A Oficina Realidades e Bases de Dados do IBGE terá outra etapa, para o exercício, acesso, manuseio e análise dos dados do IBGE, especialmente com o Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Esta oficina será oferecida em dois dias e turnos diferentes, nos meses de maio e junho. A programação em breve estará na agenda e pode ser acessada aqui.

Confira a programação das próximas oficinas que serão promovidas:

Oficina - Realidades e Base de Dados do DATASUS

Data e horário: 10/05/2016 das 19h30min às 22h

Ministrante: Prof. Dra. Veralice Maria Gonçalves – Ministério da Saúde - RS

Oficina - Indicadores do Trabalho e Trabalhadores do Vale do Rio dos Sinos

Data e horário: 19h30min às 22h

Ministrante: Prof. Dr. Moisés Waismann - Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas

Por João Conceição e Marilene Maia