Oficinas para a informação e formação

• Terça, 7 de Maio de 2013

O OBSERVASINOS - Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio os Sinos é um Programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e realiza, entre outras ações, as OFICINAS DE INDICADORES SOCIOECONOMICOS. Estas oficinas objetivam a realização de processos de formação sobre o acesso, tratamento, publicização e disseminação dos indicadores socioeconômicos e suas expressões na realidade, garantidoras dos direitos, da proteção e inclusão social.

No ano de 2013 o Observatório já realizou 3 (três) Oficinas que tematizaram os indicadores socioeconômicos na perspectiva da proteção social e do tratamento estatístico.

As Oficinas de Indicadores e Proteção Social foram realizadas nos dias 19 de março e 09 de abril e contaram como ministrantes o Assistente Social, Renato Teixeira e Grégori Soranso, ambos trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social com atuação em Esteio e São Leopoldo respectivamente.  O propósito desta Oficina foi promover a capacitação para o conhecimento dos indicadores socioeconômicos e instrumentalização das ações nos cenários sociais e, em especial, em relação à proteção social e aos cenários de gestão em rede. Na 1ª oficina, Grégori Soranso contribuiu para um melhor conhecimento e entendimento sobre o que é e como funciona o cadastro único, quais são os programas sociais vinculados a ele, suas dificuldades e suas possibilidades de utilização. Já Renato Teixeira realizou uma abordagem mais conceitual, apresentando as noções de Proteção Social e Programas de Transferência de Renda. Nos trouxe informações sobre a legislação relacionada aos Programas, alguns dados a respeito e algumas possibilidades de acesso a dados da Assistência Social. A 2ª Oficina possuiu um caráter mais prático, em que foi possível explorar algumas ferramentas online para o acesso e análise de dados públicos sobre a Assistência Social.

A Oficina sobre Indicadores e Tratamento Estatístico foi realizada no dia 16 de abril e contou com a  colaboração da Professora e Mestre em Estatística da Unisinos Claudia Raupp. O objetivo foi promover um espaço de formação para a comunidade acadêmica e das cidades da região sobre o acesso, tratamento estatístico e análise de indicadores socioeconômicos do Vale do Sinos. A Oficina foi iniciada com a apresentação de alguns conceitos estatísticos básico, tais como Dados absolutos, relativos, indicadores, Taxa, Razão, Proporção, e através de exercícios práticos, contribuiu para o entendimento e aplicação desses conceitos ao trato de dados socioeconômicos.

Ao final da Oficina, foi aberto espaço para que os participantes pudessem fazer uma avaliação, da qual surgiram falas como “Rendeu uma gama de conhecimentos que até então não tinha como saber”, “A importância dos indicadores, saber onde buscá-los ('me surpreendi'). Questionar os conceitos. Buscar os direitos, garantias e mudança.”

Todo o conteúdo das duas oficinas pode ser acessado na página do ObservaSinos no site do Instituto Humanitas na seção ACONTECEU. Todas as oficinas oferecidas pelo ObservaSinos são gratuitas e ofertam a possibilidade de certificação mediante o pagamento de uma taxa de R$ 9,00 à Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Em breve teremos as Oficinas sobre os ODMs – Objetivos do Milênio, sobre os indicadores do trabalho, gênero, entre outros temas.