ObservaSinos promove oficinas sobre sistematização de dados em Porto Alegre e São Leopoldo

• Terça, 16 de Abril de 2019

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, está promovendo diversas oficinas para o ano de 2019. Até aqui, três oficinas foram promovidas pelo programa: a “Oficina de Dados e Análises sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre”, realizada em duas datas, e a “Oficina de SPSS - Statistical Package for the Social Sciences”.

Atividades promovidas

A “Oficina de Dados e Análises sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre” foi primeiramente realizada no dia 26 de março no campus da Unisinos em Porto Alegre e ministrada pelos acadêmicos de economia Guilherme Tenher e João Santos Conceição, que integram a equipe do ObservaSinos. Durante a atividade, que reuniu estudantes de diversas universidades, foram vistos os dados das realidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e sua sistematização.

O segundo encontro da oficina foi também ministrado por Guilherme Tenher e João Santos Conceição e aconteceu no dia 16 de abril. A atividade seguiu o modelo de sua primeira apresentação e viu como se dá a análise e a sistematização de dados a partir do panorama da Região Metropolitana de Porto Alegre, mostrando os caminhos para chegar até eles, quais bases de dados utilizar como fontes de pesquisa etc.

Já a “Oficina de SPSS – Statistical Package for the Social Sciences”, ministrada pela professora Dra. Patrícia Sorgatto Kuyven, foi uma aula introdutória de como utilizar este software. O SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, que significa pacote estatístico para as ciências sociais, auxilia na sistematização e organização de informações quantitativas e qualitativas feitas nas mais variadas pesquisas.

A oficina começou com uma breve apresentação e reconhecimento do software. Com o acompanhamento constante da professora, os alunos aprenderam a importar os dados para o software e usar as ferramentas de análise estatística por meio da geração de tabelas e gráficos.

Calendário de oficinas

MAIO

14 de maio

14h30min às 17h – Oficina de base de dados educacionais.

Local: Sala de Informática B09 009 (Escola de Humanidades) – Unisinos São Leopoldo.

JUNHO

04 de junho

14h30min às 17h – Oficina das bases de dados do DataSUS.