ObservaSinos participa do 2º Seminário Futebol e Desenvolvimento Social na Unisinos

• Domingo, 27 de Maio de 2012

No complexo de esporte e lazer da UNISINOS aconteceu a 2º Edição do Seminário Futebol e Desenvolvimento Social promovido pelo PEI – Programa Esporte Integral. O evento realizado nos dias 17 e 18 de maio teve na manhã de sexta-feira uma mesa de discussão sobre a relação dos projetos sociais com a escola e as políticas públicas. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Sinos – ObservaSinos foi convidado para apresentar alguns dados da realidade de São Leopoldo, que é o município de atuação do PEI. Em um primeiro momento, a profª Marilene Maia, juntamente com Luca Mendes, e Ricardo Traub Fries apresentou o agradecimento pelo convite e valorizou o tema de aprofundamento. Apresentou algumas referências conceituais sobre a realidade, que se coloca como ponto de partida e de chegada, tanto dos projetos sociais quanto das políticas públicas. Apresentou os indicadores socioeconômicos como ferramentas para o conhecimento da realidade e justificou com essas referências a criação do ObservaSinos.

A partir desta introdução, foram apresentados alguns dos indicadores da realidade de São Leopoldo, reunidos especialmente a partir do Censo 2010 e do IBGE. Além disso, foram levantadas algumas questões para o debate sobre a realidade, ou seja, existem crianças e adolescentes em São Leopoldo que são chefe de família. Estamos atentos a esta realidade? O que educadores, projetos sociais, escolas, famílias, crianças e adolescentes dizem sobre os indicadores de repetência e evasão escolar? E a realidade de saúde o que tem a ver com educação?

Em seguida, a psicóloga do PEI, Pricilla Braga apresentou o Conselho Deliberativo Participativo, que se trata de um espaço de participação democrática dos diversos segmentos envolvidos sociais (famílias, educando, funcionários da AABB, educadores, gerentes de agência, escolas e parceiros locais) e de deliberação sobre ações que garantam a efetivação dos princípios e diretrizes do Programa.

Esse conselho foi criado para auxiliar no desenvolvimento da relação comunidade X escola, servindo como um articulador e mediador de seus conflitos institucional e em alguns casos, intervindo quando necessário.

Como se pode imaginar, muitos problemas e desafios que surgiram ao longo das atividades do conselho como, por exemplo, as dificuldades em realizar os processos eletivos, de se comunicar ao público visando à participação de todos e as incompatibilidades de horários de disponibilidade da comunidade e de atendimento da equipe.

Como grandes conquistas do programa, foram citados o crescimento expressivo da participação das famílias de alunos durante as reuniões do conselho, o processo de estreitamento da comunicação, gerando ações mais articuladas e consistentes e, como se esperava, a resolução dos conflitos mediados pela equipe.

Para saber mais acesse:

www.aabbcomunidade.org.br

A diretora Dinara Margot Boeni da Escola General João Borges Fortes, encerrou o painel apresentando e contextualizando o Programa Mais Educação do governo Federal, que está em implementação em escolas municipais e estaduais do município. Este programa aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas ligadas ás temáticas: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Essa oferta resulta em grandes benefícios à comunidade em situação de vulnerabilidade de cada município participante, uma vez que os alunos podem receber aulas de reforço de uma forma mais lúdica e estimulante, exercitar-se e receber uma alimentação balanceada.

As atividades propostas pelo programa ocorrem sempre no contra turno do estudante, cuja participação é de caráter obrigatório no caso de sua família esta recebendo o auxílio Bolsa Família.

A área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

Para saber mais acesse o sítio.

O debate com os participantes seguiu as exposições. Uma das questões levantadas para o ObservaSinos foi sobre o impacto que esta exposição de dados tem alcançado junto aos gestores municipais. Em resposta foram pontualizados alguns exemplos de retorno dado pelos gestores, tanto em relação aos espaços de formação proporcionados pelo ObservaSinos, como pelas análises publicadas. Já temos também retorno de alguns conselhos municipais de direitos e políticas sociais, que solicitam informações sobre a realidade para subsidiar seu trabalho de deliberação das políticas. Por outro lado, é importante considerar que ainda é um desafio a aproximação mais direta com a sociedade civil. Algumas organizações têm manifestado seu interesse de aproximação, mas ainda bastante distante é a relação do Observa com a população leopoldense.