Ecofeira Unisinos promove oficina de plantas comestíveis e medicinais

• Quarta, 21 de Março de 2018

Ecofeira Unisinos retomou suas atividades culturais na última quarta-feira (14/03). O reinício ocorreu com a primeira oficina de identificação de plantas medicinais e comestíveis, que será dividida em quatro partes ao longo do semestre. A aula foi ministrada pela professora Denise Schnorr, do Instituto Anchietano de Pesquisas da UNISINOS, na horta do prédio do curso de Gastronomia.

A professora Denise Schnorr apresenta a variedade de plantas da horta da Unisinos (Foto: Lucas Schardong/IHU)

No primeiro momento, a professora Denise salientou a importância de realizar a identificação correta das plantas para os seus devidos fins, que podem variar desde uso para temperos até os benefícios para a saúde, podendo ser usadas como antisséptico, diurético, ou no sistema circulatório e na redução de inchaços, por exemplo.

A professora também ressaltou o fato de a atividade ser realizada no prédio do curso de Gastronomia da Unisinos, pois foi onde começou o movimento das plantas medicinais na Universidade.

Com o foco na identificação correta das plantas e suas diferentes aplicabilidades, a oficina apresentou plantas mais conhecidas, como alecrim e sálvia, que possuem diversas utilizações para questões de saúde que as pessoas não têm tanto conhecimento, e também plantas mais desconhecidas do grande público, como é o caso da ora-pro-nóbis, que se enquadra no grupo das Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCs.

Rica em proteína a ora-pro-nóbis e uma das atrações da oficina (Foto: Lucas Schardong/IHU)

Denise também revelou que a intenção da oficina é popularizar a cultura do uso de plantas para a alimentação e a saúde. “Queremos desmistificar a ideia de requinte que se criou no uso dessas plantas e fomentar a diversidade de produtos que encontramos no Brasil”, afirma. Ela ainda aponta que o uso das plantas na alimentação não está envolvido só com o sabor dos temperos, mas também com o estímulo à digestão e que é preciso conservar essas propriedades.

A segunda parte da oficina será uma atividade prática de preparo na gastronomia, utilizando as plantas identificadas, com foco na alimentação saudável. A aula será ministrada pela estudante de Gastronomia Marcia Regina Tamiozzo, no dia 11/04, das 17h30min às 18h30min, no Centro E do campus São Leopoldo.

Mais informações e programação completa da Ecofeira Unisinos no site do ObservaSinos.