Direitos humanos e cidadania é tema de Oficina realizada pelo ObservaSinos na Escola de Lindolfo Collor

• Terça, 27 de Junho de 2017

Na manhã da terça-feira (22/06), o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, realizou uma oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Walter Herrmann. A temática desenvolvida para os alunos do ensino médio foi Direitos Humanos e Cidadania e contou com a participação de cerca de 150 jovens, divididos em três turmas. A atividade também ocorreu em parceria com o projeto Unisinos Conecta, que tem como objetivo oportunizar as experiências da universidade e apresentar os cursos para estudantes do ensino médio.

Durante as oficinas, a coordenadora do ObservaSinos, Marilene Maia, realizou um breve apanhado histórico dos conceitos de cidadania e dos direitos humanos, apresentando suas representações no Brasil, como a Constituição de 1988, por exemplo. Também abordou seus aspectos dentro da sociedade e como ela se constitui, abrindo o questionamento para os alunos sobre “o que é ser cidadão e quais são os seus direitos e deveres na sociedade?”.

Com o debate aberto para os estudantes, foram discutidos temas como racismo, homofobia e machismo e se percebeu que os Direitos Humanos são, geralmente, discutidos quando estão acontecendo situações de sua negação. Além disso, foi constantemente provocado o debate sobre a realidade que vivemos e a realidade necessária para garantir direitos e cidadania..

Para isso, Marilene propôs que os estudantes conheçam as diferentes realidades do município, da região, do estado, do Brasil e do planeta como um todo. Fazer relação entre o vivido no local com o global é indispensável para avançarmos em nosso protagonismo cidadão. Somos muitos no planeta e estamos desafiados a participar efetivamente deste processo. Como abordado no vídeo o crescimento da população mundial ao longo dos séculos.

Confira alguns dados do município de Lindolfo Collor

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o município de Lindolfo Collor tem uma população estimada de 5.719 pessoas, entrando na posição 260 dentre 497 do Rio Grande do Sul. Dessa população, conforme dados de 2014, o salário médio mensal era de 2.1 salários mínimos e a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 45.4%.

Nos dados relacionados ao ensino, os alunos dos anos inicias da rede pública de Lindolfo Collor tiveram nota média de 6.1 e para os alunos dos anos finais, essa nota foi de 5.3, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. A taxa de escolarização, que se refere a pessoas de 6 a 14 anos foi de 97.1, de acordo com o último Censo em 2010.

Com relação à saúde, e possível constatar que a taxa de mortalidade infantil média no município é de 21.74 para 1.000 nascidos vivos e as internações devido a diarreias são de 0.9 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 72 de 497 e 217 de 497, respectivamente.

O município apresenta 65.6% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 79.1% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 16.4% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).