Compostagem: reciclando alimentos, renovando o solo

• Segunda, 24 de Junho de 2019

A penúltima atividade cultural do semestre promovida pela Ecofeira Unisinos ocorreu nesta quarta-feira, dia 19 de junho. O tema foram as composteiras caseiras e a oficina foi ministrada pela bióloga Daiani Fraporti dos Santos, contando também com a presença de alunos dos cursos de jornalismo, psicologia e visitantes da comunidade local.

A oficina forneceu informações sobre as vantagens de uma composteira, as diversas formas de montar uma em casa e a manutenção da mesma. Para quem tiver espaço no quintal, vale até mesmo depositar os resíduos orgânicos diretamente na horta, ou ainda, fazer um buraco onde possa enterrar os resíduos para serem decompostos. Para quem tem um espaço mais reduzido, mora em apartamento ou prefere a praticidade de uma composteira móvel, é possível utilizar baldes ou caixas organizadoras. No vídeo sugerido pela professora, disponível no Youtube, mostra-se o passo a passo da montagem de uma composteira de baldes. Assista aqui.

Agora, vale lembrar que para todos os tipos de composteiras algumas coisas não são bem-vindas, como:

• Fezes e urina de pessoas ou animais.
  • Produtos químicos em geral.
  • Restos de carne ou peixe.
  • Ossos e espinhas.
  • Papel higiênico ou fraldas.
  • Cinzas e bitucas de cigarro.
  • Gorduras e laticínios.
  • Madeira envernizada, vidro, metal.
  • Óleo, tinta, plásticos, papel plastificado.
  • Restos de comida temperada.
  • Ervas invasoras e vegetais doentes.
  • Remédios.

A composteira é um acréscimo proveitoso e educativo para as hortas de casa, promovendo a reciclagem e enriquecimento do solo e, consequentemente, dos alimentos produzidos.

Na próxima quarta, dia 26, ocorre o último Círculo Cultural do semestre, no corredor central da universidade.