A terceira edição do Ciclo de Estudos de saúde e Segurança no trabalho inicia em março próximo

• Segunda, 30 de Janeiro de 2017

A 3º Edição do Ciclo de Estudos de saúde e Segurança no Vale do Rio dos Sinos iniciará no próximo dia 27 de março e é dirigido a trabalhadores do setor metalúrgico e de outros ramos com atuação nas Comissões Internas de Prevenção de Acidente - CIPA, assim como de trabalhadores e pesquisadores das áreas de saúde e segurança. O evento é uma promoção da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, do ObservaSinos/Instituto Humanitas Unisinos – IHU, do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e região, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos - CNM Centro de Referência da Saúde do Trabalhador Região do Vale do Rio dos Sinos e Canoas – CEREST. Na quarta-feira, dia 11-01-2017 foi realizada a reunião dos promotores do evento, que já escreve a sua história na terceira edição. A primeira edição ocorreu no ano de 2015 e oferece certificação aos participantes como atividade de extensão. Dentre as atividades, se destaca o processo de construção do Mapa de saúde e segurança das empresas e dos municípios.

A discussão desta temática ganha vigor com a conjuntura atual marcada pelas transformações do mundo do trabalho, que apresentam perdas significativas no campo dos direitos dos/as trabalhadores/as. Interessados neste Ciclo podem fazer contato com o ObservaSinos.

O cronograma que está sendo planejado é o seguinte:

27 de março – Encontro presencial

• 8h30min – Abertura
  • 9h – Concepções e realidades da Saúde e da Segurança no Trabalho no país, no estado e na região do Vale do Sinos.
  • 11h30min – Construindo os Mapas da Saúde e da Segurança nas cidades do Vale do Sinos – Trabalho em Grupos
  • 13h30min – Painel: Redes Munícipais das Políticas Públicas e de Atenção à Saúde
  • 14h30min – Políticas, legislações e serviços garantidores da Saúde e da Segurança das empresas e dos(as) trabalhadores(as)
  • 15h45min – Projetos para elaboração dos mapas de saúde e segurança das empresas e municípios
  • 17h30min – Encerramento

10 de abril – Encontro presencial

A confirmar o horário:

Monitoramento do processo de sistematização dos mapas de saúde e segurança das empresas e dos municípios.

18 de abril – Encontro presencial

17h:30min

Conferência – Os desafios do trabalho no mundo contemporâneo – Prof. Dr. José Dari Krein

Cerimônia de encerramento do Ciclo de Estudos e entrega de certificados