Ciência aberta, transparência e democracia em contexto de crises Destaque

  • Segunda, 26 de Outubro de 2020

Apresentação do evento

O propósito é o X Seminário contribua para a extensão da análise das crises que estão impactando a ciência e a transparência como mediações para a democracia. A partir deste aprofundamento e debate, pretende-se qualificar a atuação dos Observatórios, assim como outras instâncias de investigação e intervenção nestas realidades. As perspectivas de realização deste debate no evento estão na participação e transdisciplinaridade, contando com participantes de Observatórios, professores, pesquisadores e gestores de políticas públicas e população interessada nesta temática.

Objetivo geral

Promover a análise e o debate dos cenários de crises e seus impactos na ciência e na democracia, em vista de prospectar estratégias para a viabilização dos enfrentamentos destas realidades e potencialização da transparência dos conhecimentos e dados para a vida societária no contexto atual e pós-pandemia.

Programação

26 de outubro (segunda-feira)

  • 9h – Abertura do evento 9h30min às 11h30min – Painel e debates: contexto de crises (ambiental, política, sanitária e econômica) e os impactos na ciência aberta, na transparência e na democracia
  • 14h às 16h – Experiências de monitoramento e controle social de dados e informações

27 de outubro (terça-feira)

  • 9h às 11h – Experiências de políticas de dados abertos
  • 14h às 16h – Apresentação de trabalhos

28 de outubro (quarta-feira)

  • 9h às 11h – Painel e debates: desafios e perspectivas: ciência aberta, transparência e democracia no Brasil

Inscrições e mais informações aqui.