Número de empresas tem aumentado nos últimos anos no Vale do Sinos

• Segunda, 27 de Julho de 2015

Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, realizou o acesso às “Estatísticas do cadastro central de empresas” sistematizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para o ano de 2013, a partir do Cadastro Central de Empresas – CEMPRE. Foram reunidas pelo ObservaSinos as informações das empresas do Corede Vale do Sinos.

A tabela 01 apresenta o número de empresas e outras organizações (administração pública, entidades sem fins lucrativos, pessoas físicas e instituições extraterritoriais) de 2006 até 2013, no Brasil, estado do Rio Grande do Sul e Corede Vale do Rio dos Sinos.

O Brasil, em 2013, tinha 5.392.234 empresas, das quais aproximadamente 8% estão no Rio Grande do Sul. Destas, 57.447 estão localizadas no Vale do Sinos.

Em 2013, aproximadamente 13% das empresas do RS estavam localizadas no Vale do Sinos, frente a 12% em 2006. De 2006 a 2013, houve um aumento de 15% no número de empresas no Vale do Sinos.

A tabela 02 exibe o número de empresas e outras organizações no Vale do Sinos por seção de classificação de atividades para o ano de 2013. A classificação ocorre em 21 tipos de atividades.

No Vale do Sinos, 22.607 empresas são de comércio ou reparação de veículos automotores e motocicletas, o que representa 39% do total. A segunda atividade com o maior número de empresas é a Indústria de transformação, com 9.542, representando aproximadamente 17% do total.

A tabela 03 apresenta o número de unidades locais de 2006 até 2013 no país, estado e região do Sinos. São consideradas as unidades locais aquelas entidades com “endereço de atuação da empresa ou outra organização que ocupa, geralmente, uma área contínua na qual são desenvolvidas uma ou mais atividades econômicas, identificado pelo número de ordem (sufixo) da inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, da Secretaria da Receita Federal”.

O número de unidades locais aumentou 15% de 2006 a 2013. Apesar do avanço da participação do Vale do Sinos no Rio Grande do Sul frente ao número de unidades locais, tanto em 2006 quanto em 2012, aproximadamente 12% das unidades locais do estado estavam localizadas na região do Sinos.

A tabela 04 apresenta o número de unidades locais, pessoas ocupadas e remuneração nos municípios do Vale do Sinos em 2013.

Em 2013, havia 61.843 unidades locais no Vale do Sinos e um total de 469.737 pessoas ocupadas, das quais 388.269 assalariadas. Além disso, foram registradas 59.985 empresas.

O município que contava com o maior número de unidades e empresas foi Novo Hamburgo, seguido por Canoas. Somados, ambos os municípios totalizavam aproximadamente 48% das unidades locais do Vale do Sinos.

Canoas também foi o município que registrou o maior salário médio mensal, com 3,4 salários mínimos em 2013. São Leopoldo e Sapucaia do Sul ficam logo atrás, com 3,1 salários mínimos. O resultado mais baixo foi registrado em Nova Hartz, com média de 1,8 salários mínimos mensais.