Ética mundial. Uma reflexão sobre o pensamento de Hans Küng

Polêmico por criticar as decisões da Igreja Católica, defender o fim do celibato, incentivar a participação laica e feminina na Igreja, Hans Küng também estimula a criação de uma ética para toda a humanidade. Considerando as diferentes expressões da sociedade atual, o teólogo realiza estudos, investigando alternativas para superar os autoritarismos morais.

Küng é conhecido como mentor do diálogo entre as religiões, e propõe, através de seus escritos, a elaboração de um projeto de Ética Global. No estudo, ele afirma que as religiões podem contribuir para difundir a paz pelo planeta.

Entre os dias 21 a 29 de outubro, ele estará visitando o Brasil. Na manhã de 23-10-2007, participará de um encontro com professores, na Unisinos, onde abordará questões do seu último livro Der Anfagn aller Dinge. Naturwissenschaft und Religion (O início de todas as coisas. As ciências e a religião). Na ocasião, Küng inaugurará a Exposição Internacional Religiões Mundiais – paz mundial – ética mundial.

O evento é promovido pela Unisinos, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Católica de Brasília, da Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e do Goethe Institut, de Porto Alegre.

Antes da chegada de Küng ao Brasil, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove uma reflexão sobre o pensamento do teólogo. A discussão fará parte do IHU Idéias da quinta-feira, 23-8-2007. Para conduzir o debate, estarão presente o Prof. Dr. Vicente de Paulo Barreto, do PPG em Direito e o Prof. Dr. Alfredo Culleton, ambos da Unisinos. O evento acontecerá na sala 1G119, às 17h30min, na universidade.

Artigos e comentários sobre o Projeto de Ética Global, proposto por Hans Küng podem ser conferidos através da home page do Fórum.

Comentários encerrados.

"Infelizmente, a grande maioria dos brasileiros não tem conhecimento desta barbárie cometida pelo S..." Em resposta a: “A flexibilização do Direito do Trabalho se dá de forma silenciosa, sem a crítica da sociedade”. Entrevista especial com Grijalbo Coutinho
"Doutor, li e compartilho contigo, pelos estudos, obrigada e abraço.
Andréia" Em resposta a: COP-20: o desafio é a mudança sistêmica e não a climática. Entrevista especial com Luciano Frontelle
"FICO CONTENTE POR HAVER ESSE CURSO,COMO GOSTARIA DE FAZER E NÃO SEI POR ONDE ." Em resposta a: “Constatado um interesse mais vivo dos leigos pela teologia”