Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

"Papa Pio XII não foi negligente nem antisemita: ele foi prudente’, replica a rabino o cardeal Bertone

“Papa Pio XII não foi negligente nem antisemita: ele foi prudente”. Palavra do secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, Vinte e quatro horas depois do ataque frontal do rabino de Haifa, Cohen, contra a beatificação de Pacelli, desce a campo para uma instrasigente defesa de Pio XII a segunda mais importante personalidade do Vaticano.

A notícia é do jornal La Repubblica, 08-10-2008.

L’Osservatore Romano publica trechos do prefácio de Bertone de um estudo sobre Pio XII de irmã Maria Margherita Marchionne, onde o mais próximo colaborador do papa Bento XVI ressalta que “foi por causa da sua atitude prudente que Pio XII protegeu hebreus e refugiados”. O secretário de Estado cita a propósito a circular de 25-10-1943, assinada por Pio XII, que ordenava que todas as instituições católicas salvassem o maior número possível de judeus.

O caso agora vai além da pesquisa histórica. Papa Ratzinger chegou à conclusão que os tempos estão maduros para elevar Pio XII aos altares e a solene celebração de amanhã será mais um passo rumo a este objetivo.

O ataque frontal do primeiro rabino convidado a participar de um Sínodo foi inesperado e a Santa Sé reage com dureza. Na rádio Vaticano o postulador da causa, Padre Molinari, recorda que  os treze membros da plenária da Congregação para a causa dos Santos deram, em maio deste ano, por unanimidade, o placet à vida de papa Pacelli.

O cardeal alemão Walter Kasper confirma: “Estou convencido que nas circunstâncias muito difíceis de Pio XII ele fez o possível para salvar os judeus”. Referindo-se às posições da parte judaica, Kasper pontualizou: “A beatificação é uma questão interna da Igreja católica”.

Comentários encerrados.

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"É imprecionante que com todo esse conhecimento a mentira continua e até quando o STF vai se manter..." Em resposta a: O xadrez do grampo de Jucá
"Sabe a população ou seja o povo que trabalha paga os impostos nunca deve vez na politica nacional ..." Em resposta a: Meias verdades sobre a crise e o Brasil
"Gostariamos de pedir orações pela equipe do Atendimento Unisinos. O último mês foi bem triste, p..." Em resposta a: Atendimento Espiritual

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium