Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

"Papa Pio XII não foi negligente nem antisemita: ele foi prudente’, replica a rabino o cardeal Bertone

“Papa Pio XII não foi negligente nem antisemita: ele foi prudente”. Palavra do secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, Vinte e quatro horas depois do ataque frontal do rabino de Haifa, Cohen, contra a beatificação de Pacelli, desce a campo para uma instrasigente defesa de Pio XII a segunda mais importante personalidade do Vaticano.

A notícia é do jornal La Repubblica, 08-10-2008.

L’Osservatore Romano publica trechos do prefácio de Bertone de um estudo sobre Pio XII de irmã Maria Margherita Marchionne, onde o mais próximo colaborador do papa Bento XVI ressalta que “foi por causa da sua atitude prudente que Pio XII protegeu hebreus e refugiados”. O secretário de Estado cita a propósito a circular de 25-10-1943, assinada por Pio XII, que ordenava que todas as instituições católicas salvassem o maior número possível de judeus.

O caso agora vai além da pesquisa histórica. Papa Ratzinger chegou à conclusão que os tempos estão maduros para elevar Pio XII aos altares e a solene celebração de amanhã será mais um passo rumo a este objetivo.

O ataque frontal do primeiro rabino convidado a participar de um Sínodo foi inesperado e a Santa Sé reage com dureza. Na rádio Vaticano o postulador da causa, Padre Molinari, recorda que  os treze membros da plenária da Congregação para a causa dos Santos deram, em maio deste ano, por unanimidade, o placet à vida de papa Pacelli.

O cardeal alemão Walter Kasper confirma: “Estou convencido que nas circunstâncias muito difíceis de Pio XII ele fez o possível para salvar os judeus”. Referindo-se às posições da parte judaica, Kasper pontualizou: “A beatificação é uma questão interna da Igreja católica”.

Comentários encerrados.

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"Se é verdade que houve um erro em expor-se um animal selvagem no episódio aqui relatado, também ..." Em resposta a: 'Erramos', diz Rio 2016 após morte de onça presente em tour da Tocha
"Estou de acordo com os professores.Quem tem direito as terras são os índios, não que sejam dono d..." Em resposta a: Acadêmicos do MS exigem punição para assassinos de Guarani Kaiowá
"Gostei, pois é assim que Igreja católica com seu espírito de supremacia gosta de se referir as Ig..." Em resposta a: A Igreja Católica Romana não é Igreja, afirma sínodo da Igreja ortodoxa

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium