Terceiro Encontro Latino-Americano de Igrejas e Mineração acontecerá em Bogotá

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

26 Agosto 2016

Pela terceira vez na América Latina, a Rede Igrejas e Mineração reunirá religiosos, agentes de pastoral, movimentos sociais e líderes de comunidades atingidas pelos grandes projetos de mineração no continente.

A informação é publicada pela Conferência Episcopal Colombiana, 25-08-2016. A tradução é de André Langer.

Nesta oportunidade, cerca de 45 líderes, provenientes de 12 países, vão ouvir os clamores das comunidades atingidas pela mineração; irão refletir e analisar as causas e consequências dos conflitos mineiros na América Latina; aprofundarão aspectos da ecoteologia; e, finalmente, definirão estratégias para o cuidado e a defesa da Casa Comum.

Para o padre Dario Bossi, um dos destacados impulsionadores da rede, este terceiro encontro fortalece o trabalho colaborativo dos membros da rede com as Igrejas que estão empenhadas com o “cuidado da casa comum”, como recomenda a encíclica do Papa Francisco Laudato Si’.

“A experiência nos mostra que estes encontros fortalecem a mística, a resistência e a busca de alternativas das comunidades que, nos mais diversos territórios, sofrem graves violações de seus direitos socioambientais e, em muitos casos, são até criminalizados por defender a vida”, indicou o líder religioso.

Também este tipo de encontro, continua o padre Dario, “nos permite uma interação eficaz com as hierarquias das Igrejas: em Bogotá, teremos reuniões com os responsáveis do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI). É importante que nossos bispos e pastores sejam cada vez mais sensíveis no apoio às pequenas comunidades impactadas pela lógica dos grandes projetos. O desenvolvimento que as corporações mineradoras prometem, aliadas aos Estados nacionais, não favorece a vida dos pobres”.

O evento acontecerá de 02 a 06 de setembro no Centro de Espiritualidade Francisco Palau, Carrera 27 # 43 – 14, Bairro La Soledad.

A Rede Igrejas e Mineração é um espaço ecumênico formado por comunidades cristãs da América Latina, equipes de pastoral, congregações religiosas, grupos de reflexão teológica, leigas, leigos, bispos e pastores que buscam responder aos desafios dos impactos e violações dos direitos socioambientais provocados pelas atividades de mineração nos territórios. “Une-nos e inspira-nos a fé e a esperança no Deus criador da vida e da mãe natureza; um Deus que nos convoca a construir um mundo onde todas as pessoas vivam com a dignidade dos filhos e filhas de Deus, em perfeita harmonia com toda a criação”.

Desde a sua criação, em 2013, esta rede propôs-se a trabalhar para empoderar as Comunidades atingidas pela mineração; aprofundar e divulgar uma teologia e espiritualidade ecológicas; comunicar as violações provocadas pela megamineração e as resistências das comunidades afetadas, assim como suas propostas e alternativas orientadas para o Bem Viver; dialogar com as Igrejas, em todos os seus níveis hierárquicos, para incidir em suas ações em defesa das comunidades e territórios atingidos pela mineração.

Maiores informações podem ser obtidas com o diácono Alirio Cáceres:

Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Celular: 3176362463

Ou através das redes sociais https://www.facebook.com/IglesiasyMineria/

Twitter: @DiaconoOikos.

Leia Mais...

Declaração Final do 2° Encontro Latino-americano sobre Igrejas e Mineração

Encontro latino-americano “Igrejas e Mineração” repudia PEC 215

As igrejas, o Fórum Social Mundial e a violência da mineração

Quilombolas pedem apoio na proteção de seus territórios ameaçados pela mineração

Carta Aberta das CPT’s do Nordeste alerta para o avanço da mineração no Nordeste

Em terra de índio, a mineração bate à porta

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Terceiro Encontro Latino-Americano de Igrejas e Mineração acontecerá em Bogotá - Instituto Humanitas Unisinos - IHU