Rio de Janeiro registra quase 300 tiroteios em uma semana, diz relatório

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

14 Julho 2016

Os dados coletados pela Anistia Internacional na primeira semana de funcionamento do aplicativo Fogo Cruzado registrou 295 tiroteios no Rio de Janeiro entre os dias 5 de julho ao dia 12 de julho. As informações foram fornecidas pelos usuários do aplicativo e pela PMERJ e imprensa.

A informação é publicada por Fórum, 13-07-2016.

No período foram notificados 265 alertas pelos usuários da ferramenta e outros 30 pela polícia ou imprensa. Segundo Cecília Oliveira, gestora de dados do Fogo Cruzado, as postagens do aplicativo são cruzadas com outros dados para produzir o mapa.

“Ao comparar os dados do aplicativo com outras fontes, como a mídia e informações da PMERJ disponíveis no site da Instituição, a diferença nos números é significativa. Isso acontece porque nem todo disparo de arma de fogo ou tiroteio e transforma em uma ocorrência policial”, disse Cecília.

De todas as notificações dos usuários, 24 resultaram em vítimas fatais e 20 pessoas feridas. Os 30 alertas enviados pela Polícia ou imprensa contabilizaram 8 vítimas fatais e mais 5 feridos.

Regiões como Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, foram as mais atingidas pela violência armada. No Alemão, foram notificados tiroteios em cinco dos últimos sete dias, já em Duque de Caxias houve tiroteios diários no período.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rio de Janeiro registra quase 300 tiroteios em uma semana, diz relatório - Instituto Humanitas Unisinos - IHU