Igreja Ortodoxa Sérvia se recusa a participar do Concílio pan-ortodoxo

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Santa Teresa de Jesus: inquieta, andarilha, desobediente e muito mais...

    LER MAIS
  • COP26. Kerry reduz as expectativas sobre a cúpula de Glasgow: “Rumo a compromissos ainda insuficientes para alcançar…”

    LER MAIS
  • Diocese Anglicana no Paraná sagrará bispa coadjutora em Curitiba

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


10 Junho 2016

A Igreja Ortodoxa Sérvia se juntou a um grupo de Igrejas locais que pretendem não participar do Concílio pan-ortodoxo previsto para o fim de junho na ilha de Creta.

A reportagem é da agência Interfax, 09-06-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"A nossa Igreja vê obstáculos à participação no Santo e Grande Concílio e propõe que ele seja adiado para o momento propício", afirma a carta do Sínodo da Igreja Ortodoxa Sérvia ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu, de Constantinopla, que é o responsável pela coordenação dos preparativos para o Concílio.

Antes de realizar esse evento histórico, é necessário resolver as diferenças entre as Igrejas locais, chegar a um consenso e rever os projetos dos documentos que deverão ser aprovados no Concílio, informou a assessoria de imprensa da Igreja Ortodoxa Sérvia.

Conforme relatado, a convocação do Concílio pan-ortodoxo – que não é convocado há mais de 1.000 anos, foi preparado há mais de meio século e foi programado para ocorrer em Creta no fim de junho – foi posta em causa depois que a Igreja Ortodoxa Búlgara e a Igreja de Antioquia se recusaram a participar.

O Patriarcado de Moscou propôs a realização de uma conferência pan-ortodoxa pré-conciliar urgente, o mais tardar até o dia 10 de junho. Ele salientou que a não participação de ao menos uma Igreja local no Concílio torna impossível a convocação. Ele também disse que várias Igrejas e mosteiros de Athos propuseram emendas aos projetos de documentos do Concílio que estão em sincronia com as propostas da Igreja Russa e "requerem uma consideração fundamental a fim de encontrar um consenso pan-ortodoxo".

No entanto, o Patriarcado de Constantinopla, que é o responsável pela coordenação dos preparativos para o Concílio, se recusou a propor a discussão dos problemas que obstaculizam a convocação do Concílio e disse que ele vai ocorrer independentemente da recusa de várias Igrejas de participar dele.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Igreja Ortodoxa Sérvia se recusa a participar do Concílio pan-ortodoxo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV