Assembleia da Federação Luterana Mundial em 2017 será na Namíbia

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Mais de 50 mil assinaturas exigem proteção para o Padre Júlio Lancellotti

    LER MAIS
  • Massacragem dos Chiquitanos vai à ONU. Artigo de Aloir Pacini

    LER MAIS
  • Um confinamento frutífero: em que o papa Francisco trabalhou durante a pandemia?

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


09 Junho 2016

Foram lançados oficialmente os preparativos para a XII Assembleia da Federação Luterana Mundial, que se realizará em 2017 na Namíbia.

A reportagem é do sítio Riforma.it, 06-06-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Mais de 500 convidados celebraram no dia 2 de junho passado, em Windhoek, capital da Namíbia, o lançamento oficial dos preparativos para a XII Assembleia da Federação Luterana Mundial (FLM) e o aniversário da comemoração da Reforma, que serão realizados de 10 a 16 de maio de 2017.

Entre os presentes, além do presidente da FLM, o bispo Munib A. Younan, e o Dr. Nickey Iyambo, vice-presidente da República da Namíbia, também estavam líderes políticos do país, diplomatas, representantes de outras Igrejas e visitantes estrangeiros.

O ponto culminante da celebração foi o acendimento de uma lanterna pelo bispo emérito, Dr. Zephania Kameeta, membro do Conselho da FLM e ministro da erradicação da pobreza e da previdência social da Namíbia.

Younan lembrou que é a segunda vez que uma assembleia da FLM irá ocorrer na África. A Comunhão Mundial Luterana está ansiosa para encontrar a "cordialidade e o sorriso da Namíbia". Os eventos programados para 2017 darão a oportunidade de experimentar a relevância do Evangelho no contexto da Namíbia. "O exemplo da Namíbia nos mostra que nenhum conflito, nenhuma opressão, não o apartheid podem matar o desejo de um povo pela liberdade e pelos direitos humanos."

Iyambo, ele também luterano, sublinhou as boas relações existentes entre o Estado e as Igrejas luteranas. Em particular, agradeceu a FLM pelo apoio dado durante a luta do país pela independência e pelo seu programa de bolsas de estudo que beneficiaram muitos namibianos.

O bispo Shekutaamba Nambala, presidente do Conselho da Igreja Unida – Igrejas Evangélicas Luteranas da Namíbia, recordou o apoio da FLM à luta pela independência, ao reassentamento daqueles que retornavam do exílio, e a ajuda humanitária durante a seca de 2013.

"Por muitos anos, na luta da Namíbia pela liberdade e pela independência, a FLM lutou conosco. Em 2017, queremos mostrar à Federação a terra pela qual ela lutou. Queremos lhes apresentar o país mais luterano da África."

A presidente do Comitê de Planejamento da Assembleia, a pastora Emma Nangolo, disse: "O lançamento da XII Assembleia da FLM é um momento emocionante do processo de preparação para a cúpula, que será em maio de 2017. A Assembleia vai tocar o solo da Namíbia e o coração da sua gente".

O evento do dia 2 de junho foi concluído com todos os participantes entoando em muitas línguas o hino "Fortaleza é o nosso Deus", depois que os três bispos da Igreja Evangélica Luterana na Namíbia, da Igreja Evangélica Luterana na República da Namíbia e da Igreja Evangélica Luterana de língua alemã na Namíbia pronunciaram a bênção.

Para a ocasião, também foi lançado um site para a XII Assembleia: www.lwfassembly.org, onde estarão as comunicações relacionadas com a assembleia e as informações para os delegados, convidados, observadores e os meios de comunicação interessados na assembleia.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Assembleia da Federação Luterana Mundial em 2017 será na Namíbia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV