Arcebispo de Londres pede aos padres que não debatam sobre o Sínodo na imprensa

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • Pornô e sedução em contexto de vida religiosa

    LER MAIS
  • Padres da Caminhada & Padres contra o Fascismo emitem nota de solidariedade à Via Campesina, MST, Dom Orlando Brandes, CNBB e Papa Francisco

    LER MAIS
  • “Devemos conceber o catolicismo de outra maneira”. Entrevista com Anne-Marie Pelletier

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


27 Março 2015

Após a publicação de uma carta assinada por quase 500 sacerdotes, o cardeal e arcebispo de Westminster, Grã-Bretanha, disse que os sacerdotes não devem conduzir um debate sobre o Sínodo da família de outubro através da imprensa. Centenas de sacerdotes pediram ao Sínodo para emitir um "anúncio claro e firme" em defesa dos ensinamentos da Igreja sobre o casamento.

A reportagem é de Madeleine Teahan, publicada no jornal britânico Catholic Herald, 25-03-2015. A tradução é de Claudia Sbardelotto.

Na carta publicada essa semana pelo Catholic Herald, os cerca de 500 sacerdotes signatários escrevem: "Queremos, como sacerdotes católicos, reafirmar a nossa fidelidade inabalável para com as doutrinas tradicionais relacionadas ao casamento e ao verdadeiro significado da sexualidade humana, fundamentadas sobre a Palavra de Deus e ensinadas pelo Magistério da Igreja por dois milênios".

Em um comunicado, um porta-voz do cardeal Nichols disse que a imprensa não era o meio para a realização de um diálogo deste tipo.

"Cada sacerdote na Inglaterra e no País de Gales foi convidado a refletir sobre a discussão do Sínodo. No meu entender, isso está sendo feito em todas as dioceses, e que os canais de comunicação foram estabelecidos", disse o comunicado.

"A experiência pastoral e a preocupação de todos os sacerdotes sobre essas questões são de grande importância e são bem recebidas pelos bispos. O Papa Francisco pediu um período de discernimento espiritual. Este diálogo, entre um padre e bispo, não é melhor realizado através da imprensa".

Durante a audiência geral de quarta-feira, o Papa Francisco pediu que se fizessem orações e não "fofocas" antes do Sínodo. Ele disse: "Eis então que, juntamente com os meus colaboradores, pensamos propor hoje: renovar a oração para o Sínodo dos Bispos sobre a família. Relançamos este compromisso até outubro próximo, quando terá lugar a Assembleia sinodal ordinária dedicada à família. Gostaria que esta oração, assim como todo o caminho sinodal, fosse animada pela compaixão do Bom Pastor pelo seu rebanho, especialmente pelas pessoas e famílias que por vários motivos estão «cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor» (Mt 9, 36). Desta forma, apoiada e animada pela graça de Deus, a Igreja poderá comprometer-se e estar ainda mais unida, no testemunho da verdade, do amor de Deus e da sua misericórdia pelas famílias do mundo, sem excluir nenhuma, tanto fora quanto dentro do redil.

Peço-vos por favor que não façais faltar a vossa oração. Todos — papa, cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos — todos estamos chamados a orar pelo Sínodo. Disto temos necessidade, não de mexericos! Convido a rezar também quantos se sentem distantes ou não estão acostumados a fazê-lo. Esta oração pelo Sínodo sobre a família é para o bem de todos. Sei que esta manhã recebestes uma pequena imagem. Exorto-vos a conservá-la e a levá-la convosco, para que possais recitá-la com frequência nos próximos meses, com santa insistência, como nos pediu Jesus".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arcebispo de Londres pede aos padres que não debatam sobre o Sínodo na imprensa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV