Europa é uma das maiores vítimas do neoliberalismo, afirma Chomsky

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: Jonas | 19 Fevereiro 2015

Para o acadêmico e ativista norte-americano Noam Chomsky (foto), o Syriza e o Podemos são partidos que se levantam “contra o assalto neoliberal que estrangula e destroça os países periféricos”.

 
Fonte: http://goo.gl/358NEp  

A reportagem é publicada pelo jornal Correio do Brasil, 18-02-2015.

– A Europa é hoje uma das maiores vítimas das políticas neoliberais que começaram a ser aplicadas no final dos anos 70 e começaram com Ronald Reagan e Margaret Thatcher – afirmou o linguista norte-americano.

Filósofo e escritor, Chomsky sustenta que as medidas de austeridade tomadas com base no neoliberalismo, implantadas na região, “desmantelam o Estado Social e debilitam os trabalhadores para aumentar o poder dos ricos e dos privilegiados”.

– É delirante a forma como a troika toma decisões na Europa. Pode-se qualificar como delirante se forem levadas em conta as consequências humanas, mas do ponto de vista dos que definem a política não é delirante, para eles é fantástico. Estão mais ricos e poderosos que nunca, e prestes a acabar com o inimigo, que é a população em geral – assinalou o ativista político.

Para o catedrático em Linguística do no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), prevalece hoje “um mundo sem regras no qual os poderosos fazem o que querem. E, onde, milagrosamente, tudo sai à perfeição. É interessante comprovar como Adam Smith propôs isto na famosa expressão ‘mão invisível’. Agora vemos que, quando o capital deixa de ter restrições, particularmente os mercados financeiros, tudo voa pelos ares. É com isso que se confronta hoje a Europa”.

– O capitalismo é intrinsecamente sádico; de fato, Adam Smith reconheceu que quando tem a rédea solta e fica livre de amarras externas, a sua natureza sádica manifesta-se, porque é intrinsecamente selvagem. O que é o capitalismo? Maximizar os seus benefícios à custa do resto do mundo – explicou o professor emérito.

O autor de Os guardiões da liberdade, Chomsky vê a América Latina como um exemplo de resistência diante da “invasão neoliberal”.

– Durante 500 anos, a América do Sul sofreu o domínio das potências imperiais ocidentais, a última delas, os EUA. Mas nos últimos 10 ou 15 anos começou a romper com isso – refere.

Chomsky considerou que o Syriza, liderado por Alexis Tsipiras, é um partido de esquerda “para os padrões atuais” mas que, pelo contrário, o seu programa não o é.

– É um partido antineoliberal; não exigem que os trabalhadores controlem a indústria. E isto não é uma crítica, acho que é positivo. E o mesmo ocorre com o Podemos: são partidos que se levantam contra o assalto neoliberal que estrangula e destroça os países periféricos – concluiu.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Europa é uma das maiores vítimas do neoliberalismo, afirma Chomsky - Instituto Humanitas Unisinos - IHU