Uma mulher, brasileira, no 'top' do Vaticano. Mas nada de indicar bispos

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

15 Setembro 2014

O Papa Francisco nomeou ontem, 13-09-2014, novos membros da Congregação para a Evangelização dos Povos. Entre os nomeados estão cardeais, bispos, alguns religiosos e uma irmã religiosa, a superiora das Missionárias Combonianas, a brasileira Luzia Premoli (foto).

E isto é uma novidade.

É desta maneira que a notícia foi acolhida pelo jornal Avvenire, explicando que é uma prática deste dicastério ter entre os seus membros também superiores gerais das ordens religiosas, mas é a primeira vez que é nomeada a superiora de um instituto feminino.

Assim, com Papa Francisco, pela primeira vez uma mulher torna-se membro de um ministério de primeira linha da cúria romana, isto é, de uma congregação.

O comentário é de Sandro Magister, publicado no seu blog, Settimo Cielo, 14-09-2014. A tradução é da IHU On-Line.

Nem a Congregação para os Religiosos, que tem entre seus membros os superiores religiosos, nunca teve entre seus membros uma mulher, mas sempre somente superiores de ordens exclusivamente masculinas.

Contudo deve ser dito que nesta congregação tem uma presença feminina. Trata-se de Nicla Spezzati, das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, no papel de sub-secretária. Assim como há religiosas e leigas entre os membros de alguns conselhos pontíficios: o dos leigos, da família, de Cor Unum, de justiça e paz.

“Propaganda Fide” é um dos mais importantes da cúria romana, tendo grande influência sobre todos os territórios de missão.

A ela cabe instruir as práticas para a nomeação dos ordinários de mais de mil circunscrições eclesiásticas espalhadas pelo mundo: quase 40% de todas aquelas da Igreja católica.

Mas a Irmã Luzia Premoli, como também os superiores religiosos masculinos que são membros da congregação, não poderá se ocupar das nomeações episcopais.

Como explica o cardeal prefeito da "Propaganda", Fernando Filoni, há dois tipos de reunião da congregação: a sessão ordinária onde se trata das nomeações eclesiásticas e a plenária que "traça as linhas diretrizes da atividade missionária que são propostas ao Santo Padre".

Na primeira participam exclusivamente os membros cardeais e bispos, enquanto que os superiores gerais, e agora também a superiora das combonianas, são admitidos somente na segunda.

Chama a atenção que tanto a Irmã Luzia Perondi quanto a Irmã Nicla Spezzati, não usam o véu caracteristico das suas congregações.

Luzia Premoli é natural do Espírito Santo, diocese de São Mateus.

Nota da IHU On-Line: A fonte da imagem acima é: www.comboniane.org

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uma mulher, brasileira, no 'top' do Vaticano. Mas nada de indicar bispos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU