8 de maio de 1853 – Morre Jan Roothaan, superior-geral dos jesuítas

Revista ihu on-line

Etty Hillesum - A resistência alegre contra o mal

Edição: 534

Leia mais

Direito à Moradia, Direito à Cidade

Edição: 533

Leia mais

Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta

Edição: 532

Leia mais

Mais Lidos

  • "Coquetel" com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios – consulte o seu

    LER MAIS
  • 17 de abril: as marcas de um massacre

    LER MAIS
  • O bolsonarismo arrependido já começou nas classes populares

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

14 Maio 2014

Há 161 anos, morria Jan Roothaan, o 21º superior-geral dos jesuítas. Ele liderou a Companhia de Jesus em um período crucial na sua restauração, supervisionando um aumento no número de jesuítas de cerca de 2.000 para mais de 5.000.

A nota é publicada por Jesuit Restoration 1814, 08-05-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Jan Roothaan serviu como superior geral por 21 anos durante um período turbulento na Europa e além, no qual uma série de revoluções eclodiram em 1848 e que levaram a muitos jesuítas, mais uma vez, a serem exilados e deslocados. Ele próprio foi forçado a fugir de Roma disfarçado.

Jan Roothaan era de Amsterdã. Entrou na Companhia na Rússia ainda jovem, depois de servir na igreja jesuíta de Amsterdã. Após sua formação, logo se destacou como um excelente linguista e administrador de missões.

Foi nomeado reitor de uma faculdade recém-fundada em Turim, onde ganhou notoriedade, aprendendo a falar um italiano impecável logo depois de chegar e demonstrando excelentes habilidades de liderança em sua nova posição. Em julho de 1829, foi nomeado o 21º superior-geral da Companhia de Jesus.

A ele é creditado o fortalecimento da Companhia de Jesus em suas frentes espirituais e intelectuais em um momento de substancial crescimento apesar da instabilidade política. Ele editou e distribuiu uma nova edição dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de acordo com o texto original, com uma extensa introdução e notas explicativas. Escreveu 11 cartas gerais, das quais nove enfatizam a unidade e tentam levantar a moral da Companhia restaurada.

Ele também elevou os padrões de estudos, reformou os Bolandistas e abriu a revista La Civiltà Cattolica. Expandiu as atividades de missões da Companhia, especialmente as missões estrangeiras. Uma coleção de suas cartas em inglês está disponível para leitura online, em um website da Georgetown University, que pode ser acessado aqui.

Veja também:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

8 de maio de 1853 – Morre Jan Roothaan, superior-geral dos jesuítas - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV