Os bispos do CELAM estão prontos para a renovação

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 04 Setembro 2013

O último dia da viagem do Papa Francisco ao Rio (por ocasião da Jornada Mundial da Juventude) ficou marcado pelo importante discurso aos bispos latino-americanos do Conselho Episcopal Latino-americano que engloba as 22 Conferências Episcopais da região. O Papa disse aos bispos que um dos desafios para o futuro era “uma Igreja renovada interiormente que seja capaz de dialogar com as gerações atuais no contexto global”.

A reportagem é de Luca Rolandi e publicada no sítio Vatican Insider, 03-09-2013. A tradução é de André Langer.

Mons. Carlos Aguiar Retes, arcebispo de Tlalnepantla e presidente do CELAM, em uma entrevista à agência dos bispos italianos, Sir, voltou a refletir a respeito e destacou que as palavras do Papa guiam a reflexão da Igreja latino-americana.

O Papa pediu aos bispos que pusessem em marcha a “revolução da ternura”, deixando para trás aquelas “práticas pastorais enfocadas com uma dose tal de distância que não são capazes de alcançar o encontro”.

Mons. Retes retomou muitos pontos da reflexão, sobretudo a realidade das periferias: “A dramática situação das crianças e jovens que desde a escola são induzidos a consumir drogas, dos migrantes que são tratados como criminosos, em particular o tráfico de jovens escravizadas para a prostituição, assim como o sequestro de crianças para extração de órgãos e seu comércio no mercado negro internacional”.

O papel dos leigos. “O Papa nos exortou a evitar limitar a liberdade dos fiéis leigos e a promover a sua vocação batismal de ser o fermento evangélico do mundo”.

O espírito de Aparecida. “Devemos continuar como o apelo à conversão pastoral, intensificar, à luz de Aparecida, a renovação das dioceses e das paróquias, ajudar todos aqueles que ficaram para trás no processo de renovação”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os bispos do CELAM estão prontos para a renovação - Instituto Humanitas Unisinos - IHU