Snowden Day: ativistas pedem asilo brasileiro ao ex-técnico da CIA

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Viagem ao inferno do trabalho em plataformas

    LER MAIS
  • A implementação do Concílio no governo do Papa Bergoglio. Artigo de Daniele Menozzi

    LER MAIS
  • Metaverso? Uma solução em busca de um problema. Entrevista com Luciano Floridi

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


18 Julho 2013

Apesar da negativa do governo brasileiro em conceder asilo a Edward Snowden, um grupo de ativistas continua a lutar para que ex-técnico da CIA e responsável pelo vazamento dos programas de espionagem dos EUA seja abrigado no Brasil. Os membros do movimento Juntos e Partido Pirata do Brasil organizaram para esta quinta-feira o #SnowdenDay - uma série de manifestações que pretendem ocupar as ruas e as redes sociais. Em Brasília, eles se reunirão às 17h em frente ao Palácio do Itamaraty e serão atendidos por um diplomata, que irá receber uma carta de apoio ao fugitivo americano.

A reportagem é de Lis Miller e publicada pelo jornal O Globo, 18-07-2013.

"Na carta, cobramos uma posição mais enérgica contra a espionagem dos EUA no Brasil e pedimos que o governo conceda asilo a Snowden", afirmou o líder do Juntos em Brasília, Rodolfo Mohr. "Queremos uma mudança de posição. Queremos a garantia de que Snowden estaria seguro no Brasil. Ele é um defensor das liberdades e está em uma situação degradante preso no aeroporto de Moscou. O governo brasileiro tem toda a legitimidade para tomar essa decisão", defendeu.

O Itamaraty confirmou que um diplomata da subsecretaria do Ministério das Relações Exteriores - responsável pelas relações com os EUA - irá encontrar o grupo de Brasília. O movimento pedia um encontro com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, mas o ministro irá viajar nesta quinta-feira.

Outras manifestações também estão agendadas para São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Belém, entre outras cidades. Os locais de encontro e horários foram divulgados em uma página no Facebook. Segundo Mohr, as ações pelo asilo a Snowden não vão cessar após essa quinta-feira. O grupo tem outros eventos programados, mas que só serão divulgados depois de uma análise da repercussão dos atos de hoje.

Nas redes sociais, o grupo pede que usuários troquem suas fotos de perfil por uma imagem do ex-técnico da CIA, divulguem a hashtag #SnowdenDay e coloquem “Snowden” em seu sobrenome. De acordo com Mohr, o movimento recebe o apoio do WikiLeaks, que divulgou - no perfil @wikileaks - o último ato do grupo em frente ao Itamaraty. Na ocasião, cerca de 15 ativistas passaram mais de três horas sem serem recebidos por nenhum diplomata.

"Passamos três horas, mas fomos recebidos. Ainda sim em um clima de constrangimento", criticou Mohr.

Para o evento de amanhã na capital, cerca de 40 pessoas confirmaram presença, diz o ativista. Mohr acrescenta que um dos principais objetivos do movimento é ter uma audiência com Patriota. Ele garante que o grupo continuará a se manifestar até conseguir um encontro com o chanceler brasileiro.

Black Bloc São Paulo anuncia apoio ao #Snowden Day

Em sua página no Facebook, o movimento Black Bloc São Paulo anunciou apoio ao #SnowdenDay, convocando manifestantes a comparecerem ao ato na capital paulista - em frente ao Gabinete da Presidência da República.

“Convocamos todos os Black Blockers do estado para o apoio ao 'Snowden Day'. Por liberdade na Internet, para que Snowden viva e sirva de exemplo aos indignados de todo o planeta, faremos desta quinta (18/7) o Dia do Snowden (#SnowdenDay)”, diz a convocação publicada na rede social.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Snowden Day: ativistas pedem asilo brasileiro ao ex-técnico da CIA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV