Pesquisa aponta que norte-americanos veem casamento gay como "inevitável"

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Pedro descansa onde ele sonhou, na beira do Araguaia, entre um peão e uma prostituta

    LER MAIS
  • “Não acontece todos os dias de acompanhar o sepultamento de um santo”. Entrevista com Dom Adriano Ciocca

    LER MAIS
  • Covid-19: Estudo indica como a pandemia do novo coronavírus chegou e se disseminou pelo Brasil

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


12 Junho 2013

Cerca de 72% dos norte-americanos dizem que o reconhecimento legal do casamento entre pessoas do mesmo sexo é "inevitável", segundo uma pesquisa divulgada na última quinta-feira.

A reportagem é de Cathy Payne, publicada no sítio USA Today, 10-06-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Dos que apoiam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, cerca de 85% dizem que ele é inevitável, diz pesquisa do Pew Research Center. Cerca de 59% dos opositores também dizem que ele é inevitável.

"À medida que mais Estados legalizam o casamento gay ou dão um mesmo status, a pergunta nas nossas mentes era sobre a forma como o público vê a trajetória sobre essa questão", disse Michael Dimock, principal autor do relatório e diretor do Pew Research Center for the People and the Press. "Eles veem um futuro em que o casamento gay será a regra, e não a exceção, na sociedade norte-americana?"

Pela primeira vez nas pesquisas do Pew, pouco mais da metade (51%) dos norte0americanos são favoráveis à permissão de que casais do mesmo sexo se casem legalmente, diz o relatório. A pesquisa telefônica foi realizada entre os dias 1º e 5 de maio com 1.504 adultos norte-americanos. A margem de erro é de mais ou menos 2,9 pontos percentuais.

A pesquisa constatou uma forte ligação entre as experiências e as atitudes pessoais sobre a homossexualidade. Cerca de 87% dos norte-americanos conhecem alguém que é gay ou lésbica, número superior aos 61% em 1993. Cerca de 68% das pessoas que conhecem muitos gays ou lésbicas são favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, em comparação com os 32% das pessoas que não conhecem nenhum.

"Quanto à questão do casamento gay, isso não é sobre se teremos famílias. Nós já as temos. É sobre se vamos desfrutar da mesma proteção que os nossos irmãos, vizinhos e colegas de trabalho", diz Rick Rosendall, presidente da Aliança de Ativistas Gays e Lésbicas, com sede em Washington.

"Quanto mais pessoas reconhecem que seus irmãos, vizinhos e colegas de trabalho incluem gays e lésbicas, mais claro é que esses familiares, vizinhos e colegas de trabalho devem ser tratados da mesma forma como eles".

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é ou será legal em 12 Estados e no distrito de Columbia. Vários Estados também têm disposições de união doméstica para casais do mesmo sexo, e a Suprema Corte dos EUA vai decidir sobre dois casos de casamento gay neste mês.

"Essa pesquisa deve nos advertir a redobrar os nossos esforços para explicar aos norte-americanos o que é o casamento, por que o casamento é importante e quais são as consequências da redefinição do casamento", disse Ryan Anderson, estudioso da Heritage Foundation, um centro de estudos conservador.

Anderson, que promove o casamento entre um homem e uma mulher, disse que não está muito claro o que significa a pergunta da pesquisa do Pew, já que o casamento homossexual é reconhecido legalmente em 12 Estados. "A questão mais importante não é o que vai acontecer, mas sim o que devemos fazer".

Thomas Peters, diretor de comunicações da Organização Nacional para o Casamento, que se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, disse que os números da pesquisa do Pew não são surpresa alguma. "Os ativistas do casamento gay gastaram uma enorme quantidade de dinheiro e de influência cultural tentando convencer os norte-americanos à mentira de que a redefinição do casamento é inevitável", afirmou.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pesquisa aponta que norte-americanos veem casamento gay como "inevitável" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV