A Igreja da América Latina numa condição muito singular. Mensagem aos episcopados latino-americanos

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • “Os pecados da carne não são os mais graves. Os mais graves são aqueles que têm mais 'angelicalidade': a soberba, o ódio”. Entrevista do Papa Francisco

    LER MAIS
  • Digital, serial, algorítmica, a cultura do século XXI chegou

    LER MAIS
  • Ômicron, natureza e arrogância humana: uma guerra entre patógenos e humanos. Artigo de Alexandre A. Martins

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Jonas | 23 Abril 2013

Compartilhando a alegria do primeiro Pontífice da América Latina, cujo exemplo e palavras mostram o que o papa Francisco quer “de todos os pastores latino-americanos e do mundo”, o Prefeito da Congregação para os Bispos, o cardeal Marc Oullet, que também é presidente da Pontifícia Comissão para América LatinaCAL, dirigiu uma mensagem a todos os Episcopados da América Latina. 

 
Fonte: http://goo.gl/JJkCp  

O profundo documento celebra o primeiro mês de Pontificado e anima a responder o que “Francisco espera de todos nós: essa proximidade misericordiosa, muito compenetrada com as necessidades, sofrimentos e esperanças dos povos, especialmente dos pobres e dos que sofrem, para comunicar-lhes a salvação que vem de Jesus Cristo, o Verbo feito carne”. A mensagem é publicada no sítio Religión Digital, 20-04-2013. A tradução é do Cepat.

Eis a mensagem.

Um mês da eleição do papa Francisco, desejo vivamente alegrar-me com todo o Episcopado Latino-americano. Compartilhamos a alegria diante do fato inédito, na história da Igreja, do primeiro Pontífice que vem da América Latina. As comunidades cristãs e os povos latino-americanos devem se sentir, especialmente, muito próximos a este filho seu e pastor que Deus chamou a ser o Sucessor de Pedro.

Como resposta para a reiterada solicitação do Papa, de rezar por ele, não duvido que se realizará, em todo vosso “continente de esperança”, uma campanha de orações para que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, por intercessão de sua Mãe Santíssima, a sustente e ilumine no ministério que lhe foi confiado.

A providência de Deus colocou a Igreja da América Latina numa situação muito singular, que aumenta suas exigências e responsabilidades. O exemplo e as palavras do papa Francisco já estão mostrando o que ele quer de todos os Pastores na América Latina e no mundo inteiro. Espera de todos nós essa proximidade misericordiosa muito compenetrada com as necessidades, sofrimentos e esperanças dos povos, especialmente dos pobres e dos que sofrem, para comunicar-lhes a salvação que vem de Jesus Cristo, o Verbo feito carne.

A Igreja na América Latina, e especialmente seus Bispos, não pode não se indagar profundamente a respeito do significado de um Papa latino-americano para sua vida e missão. O que isso significa para a “missão continental”, que certamente o papa Francisco leva em seu coração? O que significa para o discipulado em suas comunidades cristãs? O que significa para o bem de seus povos e nações? O que significa para a solicitude apostólica universal da Igreja latino-americana e sua colaboração com o ministério universal do Sucessor de Pedro, para irradiar o Evangelho a todos os confins da terra? São perguntas inescapáveis que merecem suscitar uma reflexão muito séria, em nível de cada Igreja particular, do Episcopado, em nível nacional, e do próprio CELAM. Parece-me fundamental compartilhar, hoje, estas perguntas e reflexões.

Especialmente, o papa Francisco espera que se manifestem renovados ímpetos de santidade e verdade, de comunhão e evangelização, de caridade e solidariedade, como um salto de qualidade cristã em todas as comunidades católicas latino-americanas. Isso será a expressão mais significativa dessa comunhão afetiva e efetiva com o novo Pontífice.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A Igreja da América Latina numa condição muito singular. Mensagem aos episcopados latino-americanos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV