Diretrizes indicam jornalismo ético nas questões de gênero

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

03 Dezembro 2012

A Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC, a sigla em inglês) e a Federação Internacional de Jornalistas (FIP) lançaram na quarta-feira, em Toronto, dois livros voltados a questões éticas de gênero no jornalismo. O trabalho é resultado de projeto iniciado em 2011.

As diretrizes foram constituídas a partir de práticas de profissionais da informação, educadores e pesquisadores da África, Ásia, Caribe, Europa, América Latina, América do Norte e região do Pacífico. Elas reforçam a representação das mulheres na mídia.

A informação é publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação - ALC, 01-12-2012.

“Refletir questões de gênero de maneira equilibrada e ética só é possível quando todos se preocupam om isso numa redação, desde repórteres a fotógrafos, redatores, chefes de reportagem, cinegrafistas, caricaturistas, empresários, órgãos de auto-regulamentação profissional, escolas de comunicação, associações e sindicatos”, argumentaram editores ouvidos pelos redatores das diretrizes.

O trabalho foi compilado em dois livros. O primeiro volta-se a conceitos sobre gênero nas notícias, e o segundo contém diretrizes éticas por temas, desde a cobertura sobre mudança climática, desastres naturais, economia, saúde sexual e reprodutiva, tráfico de pessoas, paz e segurança, política e violência sexual.

As diretrizes foram redigidas por nove colaboradoras, entre elas a editora de ALC Notícias em espanhol, Claudia Florentin.

“Sabemos que o jornalismo de qualidade é jornalismo ético e que ele contém uma representação justa e completa dos atos, opiniões, preocupações e aspirações das mulheres de todo mundo”, comentou a secretária geral adjunta da WACC, Lavínia Mohr.

A secretária geral da FIP, jornalista Beth Costa, destacou que a falta de equilíbrio de gênero na elaboração das notícias é uma das preocupações de jornalistas. “A ferramenta agora lançada responde a essa preocupação”, apontou.

As diretrizes estão disponíveis em árabe, inglês, francês e espanhol e podem ser baixadas, gratuitamente, acessando www.ifj.org

A WACC é uma organização ecumênica internacional, com sede em Toronto, no Canadá, e conta com membresia em 120 países. Ela coordena o Projeto de Monitoramento Global dos Meios, realizado a cada cinco anos, desde 1995, quando levanta a perspectiva de gênero nas notícias emitidas em determinado dia pela mídia impressa, eletrônica e digital.

A FIP é a maior organização de jornalistas, que lançou, em 2008, a Iniciativa por um Jornalismo Ético, apontando para a necessidade de levar ao público informações bem apuradas, sem estereótipos e sem lugares comuns.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Diretrizes indicam jornalismo ético nas questões de gênero - Instituto Humanitas Unisinos - IHU