Congresso Continental de Teologia. Concílio Vaticano II e Teologia da Libertação em debate

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Uma visão do suicídio no Brasil em resposta à outra visão apresentada

    LER MAIS
  • "É hora de reaprender a arte de sonhar com os xamãs nativos"

    LER MAIS
  • “É triste ver cristãos acomodados na poltrona”. O alerta do papa Francisco contra a acídia

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


05 Outubro 2012

Nos dias 7 a 11 de outubro a Unisinos sediará a realização do Congresso Continental de Teologia. O evento celebra o 50º aniversário do início do Concílio Vaticano II e os 40 anos do lançamento do livro Teologia da Libertação de Gustavo Gutiérrez, teólogo peruano.

O Congresso é promovido por uma série de entidades americanas como Ameríndia, Pontifícia Universsidade Xaveriana de Bogotá. Por sediar o Congresso, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU igualmente, com as demais entidades, participa da organização do evento.

A presente edição da IHU On-Line, descreve as grandes intuições que animaram a caminhada da Igreja na América Latina nestes 50 anos depois do Concílio Vaticano II, que foi recebido neste Continente com entusiasmo e originou o que veio a ser a Teologia da Libertação. Seus alcances, limites e possibilidades são debatidas nesta edição por alguns dos conferencistas e pesquisadores/as que estarão no Congresso.

Assim, contribuem no debate, Jon Sobrino, teólogo salvadorenho, Juan Carlos Scannone, filósofo argentino, Carlos Mendoza-Álvarez e Eleazar López Hernández, teólogos mexicanos, Margit Eckholt, teóloga alemã, Marilú Rojas, teóloga mexicana, Olga Consuelo Velez, teóloga colombiana, Margot Bremer, teóloga paraguaia, Victor Codina, teólogo boliviano, e os brasileiros, Pedro Ribeiro de Oliveira, sociólogo, Sérgio Coutinho, professor de história, Brenda Carranza, socióloga, e Francisco Orofino, biblista.

Completam a edição duas entrevistas e um artigo.

Reinaldo Gonçalves, economista e professor na UFRJ, por ocasião do 40º aniversário do lançamento do livro A economia brasileira: crítica à razão dualista de Francisco de Oliveira, descreve o livro e analisa a sua atualidade na contemporaneidade.

Érico Hammes
, professor e pesquisador do PPG em Teologia da PUC-RS, reflete sobre as possibilidades do diálogo entre teologia e ciência, tema do minicurso que ministrou no XIII Simpósio Internacional IHU, realizado nos dias 2 a 5 de outubro.

“A contribuição de Valério Cruz Brittos às pesquisas sobre o meio rádio” é o artigo de Luiz Artur Ferraretto, doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

A edição eletrônica da revista IHU On-Line estará disponível nesta página, nesta sexta-feira, a partir das 16h, nas versões pdf, html e 'versão para folhear'.

A versão impressa circulará no campus da Unisinos, a partir das 8h, da próxima segunda-feira, dia 08-10-2012.

A todas e a todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Congresso Continental de Teologia. Concílio Vaticano II e Teologia da Libertação em debate - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV