Ministro indica Marcelo Neri para Ipea

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Metaverso? Uma solução em busca de um problema. Entrevista com Luciano Floridi

    LER MAIS
  • A implementação do Concílio no governo do Papa Bergoglio. Artigo de Daniele Menozzi

    LER MAIS
  • Bergoglio, ao Santo Sínodo Ortodoxo: “Façamos do Chipre uma ponte entre o céu e a terra”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


21 Junho 2012

O ministro Wellington Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), indicou à presidente Dilma Rousseff o nome do economista carioca Marcelo Neri para a presidência do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Presidido interinamente pela economista Vanessa Petrelli há duas semanas, o Ipea é vinculado à SAE. Desde que o presidente anterior, Márcio Pochmann, deixou o Ipea para disputar a Prefeitura de Campinas (SP) pelo PT, iniciou-se uma disputa nos bastidores por sua sucessão. Dilma nomeia o novo presidente quando retornar do Rio, quando terminar a Rio +20.

A reportagem é de Raymundo Costa e João Villaverde e publicada pelo jornal Valor, 19-06-2012.

"Marcelo Neri é um nome de CPF próprio, de grande expressão", afirmou o ministro Moreira Franco ao Valor, ontem. Moreira Franco sugeriu o nome de Neri à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na semana passada. "O Ipea não pode ser partidarizado, é um órgão técnico", afirmou o ministro. Gleisi e Moreira Franco combinaram, então, indicar um interino (Vanessa Petrelli) enquanto o nome de Neri era submetido aos procedimentos de praxe do Palácio do Planalto.

A substituição de Pochmann no Ipea abriu uma disputa política que levou a presidente, que desejava fazer uma sucessão "suave", a adiar um pouco a nomeação definitiva. Pochmann indicou os diretores Vanessa Petrelli e Jorge Abrahão. Outros nomes foram sugeridos à presidente, como o de Ricardo Paes de Barros, adjunto de Moreira Franco na SAE, e do economista José Luis Oreiro, da Universidade de Brasília (UnB). A economista Maria da Conceição Tavares, que fora professora de Dilma, chegou a conversar com a presidente por telefone para expor sua contrariedade com o nome de Oreiro.

Sem filiação partidária, Marcelo Neri é o chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, no Rio (FGV-RJ). No fim de abril, o economista foi elogiado publicamente pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Rio. "Eu sugiro a leitura do livro do Marcelo Neri, 'A Nova Classe Média', um dos estudos mais bem feitos", disse Dilma. Lançado em março, "A Nova Classe Média" é a síntese das pesquisas chefiadas por Neri na FGV-RJ nos últimos anos.

Economista pela PUC-Rio, Néri concluiu mestrado na Universidade de Princeton (EUA), em 1996. Antes de ingressar na FGV-RJ, em 2000, Neri foi servidor do Ipea entre 1995 e 1999, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Seu orientador de mestrado na PUC-RJ, em 1989, foi o economista Gustavo Franco, que entre 1997 e 1999 ocuparia a presidência do Banco Central (BC). Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", em 2010, Neri afirmou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva fez um "segundo Plano Real", em termos de redução da pobreza, ao elevar à classe média quase 40 milhões de brasileiros.

Em seminário na FGV de São Paulo, em agosto de 2010, Neri comparou Lula a Nelson Mandela: "No futuro, as pessoas não olharão Lula como o novo Getúlio Vargas. Mas entenderão Vargas como o Lula do passado". Há muitos anos o economista é considerado um especialista em emprego.

Independentemente da definição do nome de Neri, a presidente interina do Ipea, Vanessa Petrelli, deve voltar à diretoria de estudos e políticas macroeconômicas do instituto quando o titular for nomeado. Doutora em economia pela Unicamp, onde Pochmann era professor, Vanessa está no Ipea desde abril de 2011.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ministro indica Marcelo Neri para Ipea - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV