Notícias » Notícias
Sábado, 28 de janeiro de 2012
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) investiga o vazamento de óleo ocorrido em um terminal da Transpetro de Osório, na praia de Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul, anteontem. O Ministério Público também abriu investigação, assim como a Polícia Civil. Segundo o Ibama, a multa pode chegar a R$ 50 milhões.
A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, 28-01-2012.
A Transpetro disse ter concluído na madrugada de ontem a limpeza da orla de Tramandaí. Segundo a empresa, apesar de "não existirem mais indícios de óleo no mar, equipes de contingência permanecerão no local para o recolhimento de eventuais resíduos trazidos pela maré". Foi criada uma comissão interna para investigar as causas do acidente. O volume estimado de óleo derramado é de 1,2 m³.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul recomenda que os turistas que forem a Tramandaí e Imbé evitem entrar no mar.
Hoje, a Fundação SOS Mata Atlântica e ONGs do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável fazem mobilização às 10 horas, na Praia de Tramandaí, em frente à plataforma de petróleo. O protesto faz parte da campanha Mangue Faz a Diferença, que chama atenção para as ameaças que pesam sobre o ecossistema com o novo Código Florestal.

"Caro Secretário Luiz Pinguelli Rosa , Sendo o Brasil o maior consumidor de Agrotóxicos do mundo, e..."
Em resposta a:
"Acredito que a Rio+20 não vai ser um grande sucesso", diz Luiz Pinguelli Rosa
|
"Eu ñ estou contente, pois vejo as estatísticas de violência e doenças, vislumbrando nisto um est..."
Em resposta a:
O monopólio capitalista e o desenvolvimentismo de Dilma
|
"Já faz algum tempo que venho também destacando, dentre outros analistas, que a situação na UE é..."
Em resposta a:
O camarada que pôs fogo na crise
|
Conecte-se com o IHU no Facebook
Siga-nos no Twitter
Escreva para o IHU
Adicione o IHU aos seus Favoritos e volte mais vezes