Compartilhar Compartilhar
Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra

Notícias » Notícias

Movimentos fazem convocatória global para Cúpula dos Povos na Rio+20

Hoje, dia 28, em Porto Alegre, região Sul do Brasil, movimentos sociais e de meio ambiente farão uma convocatória global para a Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental. O evento está programado para acontecer a partir das 17 horas, na Usina do Gasômetro, e quer convidar todos e todas a participarem da ‘construção de um mundo novo possível’.

A convocatória global acontece dentro das atividades do Fórum Social Temático - crise capitalista, justiça social e ambiental que teve início no último dia 24 e segue até o próximo domingo (29) com atividades preparatórias para a Rio+20. Os interessados em acompanhar os últimos dias do Fórum podem assistir online as principais atividades.

O ato público marcado será encabeçado por organizações, coletivos e movimentos sociais com o objetivo de dar visibilidade à Cúpula dos Povos e chamar a sociedade civil global a viver e abraçar "uma nova forma de se viver no planeta, em solidariedade, contra a mercantilização da natureza e em defesa dos bens comuns”, segundo reforça o Informe do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20.

‘Venha reinventar o mundo’


A Cúpula dos Povos na Rio+20 acontecerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20 oficial, que será realizada de 20 a 22 de junho. O evento alternativo, repleto de atividades, será mais extenso e acontecerá de 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

De acordo o Comitê Facilitador para a Rio+20, a Cúpula se propõe a ser mais que um grande evento. "Trata-se de um processo de acúmulos históricos e convergências das lutas locais, regionais e globais, que tem como marco político a luta anticapitalista, classista, antirracista, antipatriarcal e anti-homofóbica”, dizem.

Os nove dias de Cúpula serão transformados em um amplo espaço de debate para tratar com seriedade os graves problemas ambientais enfrentados pelas populações e também para demonstrar a força política dos povos organizados. Para fortalecer este momento de debates e atrair cada vez mais pessoas interessadas em se unir à luta ambiental e social, o Comitê faz o convite ‘Venha reinventar o mundo’.

Atividades organizadas pelos movimentos sociais locais, marcha de abertura, discussões autogestionadas, Assembleia Permanente dos Povos, Dia de Mobilização Internacional e construção da mensagem final farão parte da programação da Cúpula dos Povos.

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) também acontecerá no Rio de Janeiro e será protagonizada por Chefes de Estado, de Governo e outros representantes políticos. As principais pautas de debate serão: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. No olhar dos movimentos sociais, o debate destes temas é insuficiente para encontrar soluções à crise ambiental global provocada pelos modelos de produção e consumo capitalista.

Mais informações em:

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Cadastre-se

Quero receber:


Refresh Captcha Repita o código acima:
 

Novos Comentários

"É imprecionante que com todo esse conhecimento a mentira continua e até quando o STF vai se manter..." Em resposta a: O xadrez do grampo de Jucá
"Sabe a população ou seja o povo que trabalha paga os impostos nunca deve vez na politica nacional ..." Em resposta a: Meias verdades sobre a crise e o Brasil
"Gostariamos de pedir orações pela equipe do Atendimento Unisinos. O último mês foi bem triste, p..." Em resposta a: Atendimento Espiritual

Conecte-se com o IHU no Facebook

Siga-nos no Twitter

Escreva para o IHU

Adicione o IHU ao seus Favoritos e volte mais vezes

Conheça a página do ObservaSinos

Acompanhe o IHU no Medium