O novo bispo auxiliar de Brasília e seu papel na Igreja no Distrito Federal e no conjunto do país

Revista ihu on-line

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Mais Lidos

  • Cenas de um filme de terror da vida real. Os 30 anos do massacre de Ignacio Ellacuría e seus companheiros

    LER MAIS
  • Aumento de mortalidade no país está diretamente ligado a corte de verbas no SUS

    LER MAIS
  • Papa Francisco quer incluir 'pecado ecológico' na doutrina oficial da Igreja, após Sínodo da Amazônia

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

22 Novembro 2011

No último domingo, 19-11-2011, tomou posse, como bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. O acontecimento é comentado por Raimundo Caramuru Barros.

Raimundo Caramuru Barros trabalhou nos quadros da Ação Católica Brasileira e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; atuou na coordenação do Movimento Internacional da Juventude Agrícola e Rural Católica, quando acompanhou as atividades desse movimento na Europa, África, América Latina e Canadá; cursou pós-graduação em economia nos Estados Unidos; publicou livros e artigos em periódicos especializados sobre assuntos relativos à atuação da Igreja Católica.

Eis o artigo.

A partir do último dia 19 de novembro do corrente ano a Igreja celebra a festa de Cristo Rei, marcando a última semana do atual ano litúrgico. Como de costume nesta estação do ano a natureza tingiu a Capital da República de um verde exuberante em decorrência das chuvas sazonais que quase sempre tombam copiosas, a partir do mês de setembro sobre o Planalto Central brasileiro.

Emoldurada por este quadro ecológico pujante de vida, a catedral de Brasília  com suas colunas parabólicas abrindo-se para o infinito  abrigou em seu recinto sagrado a celebração litúrgica de um acontecimento de excepcional significado para a Igreja no Brasil: a tomada de posse e acolhida  como novo bispo auxiliar desta arquidiocese  de Dom Leonardo Ulrich Steiner, um catarinense de Forquilhinha, onde nasceu aos seis de novembro de 1950.

Dom Leonardo entrou para a Ordem dos Frades Menores Franciscanos (OFM) em janeiro de 1973, e foi ordenado como presbítero em fevereiro de 1978. Depois de uma carreira predominantemente acadêmica, com mestrado e doutorado em filosofia, cursados em Roma, Dom Leonardo foi Secretário Geral do Pontifício Ateneu Antonianum, bem como professor de filosofia da religião na Pontifícia Universidade Antonianum.

Em 2005 tornou-se bispo da Prelazia de São Felix do Araguaia, onde, segundo seu próprio testemunho, deixou de lado sua carreira acadêmica e dedicou-se à atividade pastoral nesta Prelazia, atuando junto às populações indígenas residentes na área e aos numerosos grupos de migrantes de diversas regiões do país, que para lá se deslocaram em busca de melhores condições de sobrevivência.

Depois de seis anos em São Felix do Araguaia, Dom Leonardo foi eleito pelo episcopado brasileiro como Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. A complexidade desta sua nova missão não lhe permitiu mais permanecer em São Felix do Araguaia, exigindo sua transferência para Brasília, na qualidade de bispo auxiliar na arquidiocese da Capital da República. Neste último fim de semana, Dom Leonardo tomou posse desta sua nova responsabilidade na Igreja e este acontecimento revelou ao mesmo tempo toda a importância desse posto para o conjunto da Igreja no país.

Para quem participou na catedral de Brasília da celebração litúrgica desta tomada de posse e acolhida, que durou quase três horas na manhã do dia 19 do corrente mês, tornou-se evidente a importância do posto assumido por Dom Leonardo naquelas circunstâncias. Com efeito, esta celebração contou com a participação do Cardeal Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília; do Núncio Apostólico Dom Lourenço Baldisseri, que representa o Vaticano junto ao Governo Brasileiro e que ao mesmo tempo serve de ligação entre o episcopado brasileiro e o Santo Padre em Roma. Ademais, esta celebração assegurou a presença e participação de várias outras autoridades eclesiásticas.

Ao mesmo tempo esta responsabilidade do novo bispo auxiliar de Brasília chamou a atenção para as três dimensões que lhe são inerentes. Em primeiro lugar, na qualidade de Secretário Geral da CNBB, cabe-lhe articular as relações institucionais entre o episcopado brasileiro e os órgãos centrais dos Três Poderes da República, levando hoje em conta o Acordo firmado mais recentemente entre o Vaticano e o Governo Brasileiro.
Em segundo lugar, na condição de bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília, o Secretário Geral da CNBB é chamado a participar da atividade pastoral, que esta arquidiocese tem como missão desenvolver junto àqueles e àquelas que exercem suas atividades profissionais junto aos Três Poderes da República.

Em terceiro lugar, ainda em decorrência de sua missão de bispo auxiliar da arquidiocese localizada na Capital da República faz parte de sua responsabilidade contribuir para a pastoral deste conglomerado urbano, especialmente no que diz respeito à implantação do modelo de paróquia urbana, em que cada paróquia não é definida tão somente em termos puramente territoriais, mas a partir dea sua natureza de elo de uma rede de paróquias urbanas a serviço de todo o espaço metropolitano em que ela se situa.

Dentro dessa tríplice dimensão pode-se aquilatar em toda sua amplitude a celebração litúrgica que ocorreu na manhã do dia 19 deste mês de novembro de 2011 na Catedral de Brasília e a relevância de conferir-lhe o adequado registro.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O novo bispo auxiliar de Brasília e seu papel na Igreja no Distrito Federal e no conjunto do país - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV