Os lefebvrianos contra Assis

Revista ihu on-line

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Mais Lidos

  • Os bispos do Sínodo farão um novo “Pacto das Catacumbas” para a Amazônia

    LER MAIS
  • A ideologização da Sociologia (além de uma simples distração). Artigo de Carlos Gadea

    LER MAIS
  • Críticos não percebem a importância global do Sínodo da Amazônia, afirma Peter Hünermann

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

25 Outubro 2011

"Que o Senhor retire o véu dos corações dos homens da Igreja, fazendo com que reconheçam que uma só Paz é possível entre os homens, a de Cristo no Reino de Cristo...". A afirmação é do distrito italiano da Fraternidade São Pio X a três dias da peregrinação do papa e de outros líderes religiosos prevista para esta quinta-feira, 27 de outubro, a Assis, por ocasião do 25º aniversário do primeiro encontro desejado por João Paulo II.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada no sítio Vatican Insider, 24-10-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Mesmo que Bento XVI não seja citado, essa referência ao véu a ser removido do coração é dirigida a ele, que quis que o novo encontro de Assis, embora tenha sido estabelecido um programa e uma estrutura diferentes dos de 1986, colocando em primeiro plano a peregrinação comum à cidade do "Poverello", e não a oração.

As palavras do comunicado lefebvriano chegam em proximidade ao fim do prazo estabelecido pela Santa Sé para a resposta da Fraternidade São Pio X, que, no último dia 14 de setembro, recebeu da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei o texto de um preâmbulo doutrinal a ser aceito e assinado em vista do restabelecimento da plena comunhão e da acomodação canônica proposta pela Santa Sé ao grupo fundado por Dom Lefebvre.

"Em reparação à celebração do 25º aniversário do encontro inter-religioso de Assis em 1986 – lê-se no comunicado –, a Fraternidade São Pio X convoca para o dia 27 de outubro um dia de oração e penitência. Nas casas da Fraternidade, irá haver a adoração do Santíssimo Sacramento, a recitação do Santo Rosário, e os membros da Fraternidade jejuarão nesse dia".

"Convidamos todos os fiéis e amigos – continua o distrito italiano da Fraternidade São Pio X – a se unir a essa oração e a esse jejum por três intenções: 1) em reparação da celebração de um evento histórico que, mais do que qualquer outro, humilhou a Esposa de Cristo, colocando-a no mesmo plano das falsas religiões; 2) para que Cristo, Nosso Senhor, retire o véu dos corações dos homens da Igreja, fazendo com que reconheçam que uma só Paz é possível entre os homens, a de Cristo no Reino de Cristo. Pax Christi in Regno Christi; 3) para que Nosso Senhor apague os crescentes focos de guerra no mundo que parecem ser a Sua resposta à "paz" de Assis".

A assinatura do comunicado é do superior do distrito italiano, Pe. David Pagliarani. Merece destaque a parte final, no terceiro ponto, que parece atribuir à vontade divina as crescentes guerras no mundo como resposta aos encontros de Assis.

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os lefebvrianos contra Assis - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV