Luteranos dão início à celebração da reforma

Revista ihu on-line

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Mais Lidos

  • “A Terra é um presente para descobrir que somos amados. É preciso pedir perdão à Terra”, escreve o Papa Francisco

    LER MAIS
  • “O que acumulamos e desperdiçamos é o pão dos pobres”, afirma o papa Francisco em carta à FAO

    LER MAIS
  • Desigualdade entre ricos e pobres é a mais alta registrada no Brasil

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

19 Outubro 2011

A comunidade luterana de Porto Alegre está em festa. Ontem foi realizado o ato de lançamento dos 500 anos da Reforma Luterana. A festa para 160 convidados, celebrada no Plaza São Rafael, deu início ao calendário de festividades, que se estende até o dia 31 de outubro de 2017.

A informação é do jornal Zero Hora, 19-10-2011.

O aniversário de cinco séculos da reforma só ocorre daqui a seis anos, mas o grupo se adiantou e lançou diversos itens comemorativos. Entre eles, um calendário que tem início em outubro deste ano e soma folhas até outubro de 2017, como um símbolo da contagem regressiva e como um guia para os próximos eventos. O brinde foi distribuído na saída do evento.

Durante a cerimônia, foi lançado o selo comemorativo aos 500 anos e apresentado um vídeo que mostra a origem do luteranismo e a sua imigração para o Brasil e o momento atual das igrejas.

Segundo o pastor da Paróquia Matriz, da Comunidade Evangélica de Porto Alegre, que pertence à IECLB, Cláudio Kupka, as igrejas trabalham juntas para unificar as atividades comemorativas dos luteranos em todo o Brasil. Por isso, estavam presentes representantes de outras igrejas cristãs, como o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Dadeus Grings. Também participou da festa o prefeito da Capital, José Fortunati.

A Reforma Luterana foi um marco ao promover a criação de uma nova denominação cristã no mundo há cinco séculos. A cerimônia, primeira realizada no Brasil, é organizada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Conforme a assessoria de imprensa do evento, a construção de uma praça que levará o nome de Martinho Lutero está sendo negociada com a prefeitura da Capital.

A reforma

- Ocorreu há cinco séculos e foi impulsionada por Martinho Lutero, um professor de teologia e sacerdote da Igreja Católica. Ele viveu na cidade de Wittenberg, na Alemanha.

- Insatisfeito com a situação da igreja da sua época, no dia 31 de outubro de 1517, colou na porta da igreja 95 críticas que demonstravam sua insatisfação. O protesto dividiu religiosos, governantes e a população e deu
origem a um racha dentro da igreja cristã.

- O movimento ultrapassou as fronteiras e se estendeu a outros países da Europa, chegando ao Brasil em 1824, com a colônia alemã.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Luteranos dão início à celebração da reforma - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV