COP26. Kerry reduz as expectativas sobre a cúpula de Glasgow: “Rumo a compromissos ainda insuficientes para alcançar…”

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

15 Outubro 2021

 

John Kerry freia. O enviado para o clima dos EUA, em entrevista à Associated Press, reduziu as expectativas internacionais sobre a cúpula do clima da ONU de Glasgow.

A reportagem é publicada por La Repubblica, 14-10-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Kerry disse à AP que as negociações do próximo mês presumivelmente terminarão com as nações ainda distantes do objetivo dos cortes nas emissões de carvão e petróleo necessários para evitar níveis cada vez mais devastadores de aquecimento global, mesmo reconhecendo os esforços dos EUA. União Europeia, Japão e outros aliados em vista das negociações. Ele expressou a esperança de que um número suficiente de estados se junte à cúpula. "Quando Glasgow terminar, saberemos quem está fazendo a sua parte e quem não está."

Ele espera que o Congresso dos Estados Unidos aprove rapidamente uma lei para uma ação climática significativa: o governo Biden pretende retomar a liderança na questão climática.

Quando se trata de preencher a lacuna entre os cortes prometidos pelos países e aqueles necessários, Kerry diz: "Esperamos chegar muito perto desse objetivo. Em caso de diferença, teremos que usá-la como uma motivação adicional para acelerar o mais rápido possível".

As repetidas viagens de Kerry à China e os esforços diplomáticos de outros países até agora não obtiveram as promessas de cortes mais rápidos das emissões. O entusiasmo da China por usinas elétricas a carvão ajuda a torná-la, de longe, o maior poluidor climático do mundo. "Seria maravilhoso se todos viessem para Glasgow e se todos atingissem o limite de 1,5 graus de elevação da temperatura", disse ele. "Isso seria fantástico. Mas alguns países ainda não têm um mix energético que lhes permita fazer isso''.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

COP26. Kerry reduz as expectativas sobre a cúpula de Glasgow: “Rumo a compromissos ainda insuficientes para alcançar…” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU