Indígena traz mensagem de anciões para o Papa Francisco

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

16 Outubro 2019

Anitalia Pijachi, indígena da cidade amazônica de Leticia, na Colômbia, veio ao Sínodo dos Bispos para a Amazônia trazer uma mensagem dos anciões de seu povo para o Papa Francisco, um ancião da Igreja Católica.

A reportagem é de Barbara J. Fraser, publicada por Catholic News Service, 15-10-2019. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Os primeiros europeus a chegarem na Amazônia eram “invasores”, disse ela. “Eles nunca pediram permissão da mãe natureza ou do povo que vivia lá. Impuseram a cruz e a Bíblia. Isso causou muito ressentimento”, e em alguns casos forçou povos nativos a fugir dos territórios.

Mas quando o papa, na sua visita em 2018 ao Peru, pediu que os povos amazônicos contassem à Igreja como esta deveria conversar com eles, “aí vimos ela pedir permissão”, disse Pijachi ao Catholic News Service.

Pijachi, membro da etnia Ocaina Huitoto e que não é católica, disse que, ao ouvir isso, repassou aos anciões do seu povo, que aprovaram a sua participação nos encontros pré-sinodais, na medida em que a Igreja respeitava as culturas indígenas.

“Os anciões disseram que primeiro a Igreja Católica e todas as igrejas devem nos reconhecer como tendo um direito à nossa própria cultura e costumes, à nossa própria espiritualidade”, acrescentou ela. “As igrejas não devem se impor e mudar” estas crenças.

Para muitos povos indígenas, a evangelização significou um deslocamento dos territórios onde viviam para as comunidades administradas pela Igreja, conhecidas como reduções, bem como a perda do idioma e das tradições. “A dor”, disse ela, “ainda está viva presente”.

A cultura e a espiritualidade dos indígenas amazônicos permanecem fortes “na medida em que temos o nosso território, os nossos rios, os nossos lugares sagrados, alimento e sementes, os elementos dos nossos rituais”, disse Pijachi.

Ela diz enxergar o sínodo como uma oportunidade para conversar com “um grande amigo, um grande ancião, (o Papa) Francisco, que leva a nossa voz” a lugares onde ela não seria ouvida.

A destruição ambiental pela indústria extrativista por empresas madeireiras, mineradoras e petroleiras tem sido um tema recorrente no sínodo.

“Os que vêm para extrair (os recursos naturais) não moram aqui”, disse Pijachi. “Eles moram na Europa; vivem em mansões nas grandes cidades. O interesse deles está todo no dinheiro”.

O dano ao meio ambiente “é uma morte espiritual e uma morte cultural” para os índios, disse ela, acrescentando que algumas das ações e políticas que resultam em destruição são de católicos.

“A mesma pessoa que recebeu a primeira comunhão, que se casou na Igreja, é aquela que derruba a floresta, que não entende o respeito pela criação”, falou. “O mesmo que foi batizado, que foi ao confessionário, que recebeu a comunhão, que vai à missa aos domingos é o governador de um estado e não presta nenhuma atenção” à forma como as políticas públicas afetam o povo.

“Eu perguntei (aos bispos): ‘Isso é importante para os senhores?’”, disse. Pijachi discursou ao Sínodo dos Bispos no dia 9 de outubro.

Como índia, ela também convidou os líderes eclesiásticos a ouvirem as mulheres.

Nos primeiros dias do sínodo, quando ouviu os bispos se referirem à “santa mãe Igreja”, Pijachi lembrou-se da “maloca”, cabana comunitária espaçosa, geralmente arredondada, onde o seu povo se encontra para as ocasiões especiais.

A maloca, segundo ela, “é a mulher, o ventre que reúne os filhos, o lugar de abundância”.

Embora muitos dos participantes no sínodo falaram da importância do trabalho pastoral realizado por mulheres, alguns permaneceram relutantes a conceder um papel mais amplo a elas, disse a indígena. Em parte, porque alguns bispos não entendem a realidade do ministério na Amazônia, acrescentou.

Um padre deve administrar o sacramento dos enfermos, por exemplo, mas onde não tem um padre, os pais vão pedir a uma irmã para que abençoe uma criança no leito de morte. Ela já viu irmãs telefonarem para um padre para dar a bênção por telefone.

“Acredito que é muito importante que o sínodo dar à mulher um lugar nas tomadas de decisão e autonomia para atuar”, falou.

“Lembrei os religiosos reunidos que não precisam ter medo de nós”, contou Pijachi. “A única forma que um homem pode vir à luz é se ele vem de uma mulher. Antes de ver a luz do dia, ele nasceu através da vagina de uma mulher”.

“Então por que, depois de eu lhe dar a vida, eu, que sou sua mãe, por que ele me rejeita e me manda para um canto?”, perguntou-se.

No relato da criação de seu povo, Pijachi contou aos bispos, “Deus pôs o homem e a mulher juntos no mundo (...) para caminhar juntos”. Se os dois não caminham em harmonia, um ancião indígena lhe explicou, “é como caminhar somente com uma perna”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Indígena traz mensagem de anciões para o Papa Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU