Os 40 anos do livro 'O princípio responsabilidade', de Hans Jonas, é tema da revista IHU On-Line desta semana

Arte: Jonathan Camargo/IHU

04 Setembro 2019

A edição desta semana da revista IHU On-Line, intitulada Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade já está circulando. Em 2019, completam-se 40 anos da publicação original em alemão da obra O princípio responsabilidade. Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica, de Hans Jonas. Os tempos atuais atestam sua atualidade e por isso a revista retoma esse tema nessa edição especial.

Capa da edição 540 da IHU On-Line

Nesse número, Ivan Domingues, professor titular de filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, analisa como Hans Jonas joga luzes sobre o campo da filosofia a partir de um aprofundamento ético da noção de responsabilidade em uma sociedade tecnológica.

Já o professor Oswaldo Giacoia, doutor na Universidade de Campinas, vê que a obra de Hans Jonas traz tensionamentos à tradição Moderna.

Jelson Oliveira, professor e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR, questiona a ideia de que o saber utilitarista é hierarquicamente superior a outros saberes.

De acordo com Wendell Lopes, professor na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, a ética da responsabilidade nos ajuda a enfrentar os atuais dilemas ambientais.

Robinson dos Santos, professor no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, ressalta que “Não temos outro planeta de reserva para dar conta do nosso consumo, o que, portanto, atesta definitivamente o limite dos recursos naturais”.

O princípio responsabilidade em edição mais recente em Português

A edição também traz a entrevista com Rodrigo Toniol, professor no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unicamp, sobre espiritualidade e política, e a crítica de cinema de João Ladeira, professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR, sobre o filme Noite Mágica de Paolo VirzÌ.

A versão impressa da revista circula no Campus São Leopoldo, e no Espaço IHU, no Campus Porto Alegre.

As versões digitais igualmente estão disponíveis.