Goiás: bispo, vigário-geral e quatro padres são presos por corrupção

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

20 Março 2018

O Ministério Público de Goiás confirmou a prisão do bispo da diocese de Formosa, Dom José Ronaldo Ribeiro, do seu vigário-geral e de outros quatro sacerdotes, todos acusados de corrupção e associação criminosa. Na prática, os presbíteros são acusados de terem desviado pelo menos 2 milhões de reais para fins não religiosos. Esse dinheiro teria sido retirado ilegalmente das doações dos fiéis.

A reportagem é de Luis Badilla, publicada por Il Sismografo, 19-03-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

De acordo com a imprensa local, a operação policial, chamada “Caifás”, começou durante a noite e já estaria concluída. Os presos são 13 no total e provêm de três localidades diferentes: Formosa, Posse e Planaltina.

Comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé de 24 de setembro de 2014

O Santo Padre nomeou bispo da diocese de Formosa (Brasil) S. E. Dom José Ronaldo Ribeiro, transferindo-o da diocese de Janaúba.

S. E. Dom José Ronaldo Ribeiro nasceu em 28 de fevereiro de 1957 em Uberaba, na homônima arquidiocese do Estado de Minas Gerais. Começou seu discernimento vocacional com os Padres Josefinos de Murialdo, na Paróquia São Paulo Apóstolo de Brasília, estudando Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima. Em 1983, no terceiro ano de teologia, foi acolhido como seminarista pela Arquidiocese de Brasília e foi ordenado sacerdote em 5 de maio de 1985.

Como sacerdote incardinado em Brasília, ocupou os cargos de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Sobradinho (1985-2007), vigário episcopal do Vicariato Norte de Brasília (2005-2007) e, ao mesmo tempo, de vigário-geral da Arquidiocese de Brasília.

Em 6 de junho de 2007, foi nomeado bispo de Janaúba, recebendo a ordenação episcopal em 28 de julho de 2007.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Goiás: bispo, vigário-geral e quatro padres são presos por corrupção - Instituto Humanitas Unisinos - IHU