Frei Carlos Mesters, 86 anos de Leitura Popular da Bíblia

Mais Lidos

  • Elon Musk e o “fardo do nerd branco”

    LER MAIS
  • O Novo Ensino Médio e as novas desigualdades. Artigo de Roberto Rafael Dias da Silva

    LER MAIS
  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

24 Outubro 2017

Neste 20 de outubro, Frei Carlos Mesters completou 86 anos de vida!

A informação foi publicada por Cebi, 23-10-2017. 

Celebrar o aniversário de Frei Carlos é sempre um motivo de alegria para os Cebianos e as Cebianas. Quem acompanha seu trabalho conhece a marca da sua caminhada: ler a bíblia com base na realidade, na história do povo oprimido que luta pelo direito à vida na casa comum. Os ensinamentos trazidos pelo Frei e a forma como compartilha a metodologia da Leitura Popular cativa jovens e adultos de várias gerações. Pessoas que aprenderam mais sobre si mesmas e sobre a importância de ler a Bíblia de maneira mais libertadora.

Edmilson Schinelo, Secretário de Articulação do CEBI Nacional, fala sobre a passagem do aniversário de frei Carlos, e a importância dele para o CEBI:

Pessoal, hoje, 20 de outubro, Frei Carlos completa 86 anos! Para variar, está bem animado e viajando, conforme a informação a nós repassada pela secretária do convento de Unaí/MG, onde ele está residindo. Nossa gratidão por uma pessoa que fez e faz tanto pela Leitura Popular da Bíblia! E sempre na mesma humildade!

Conheça um pouco mais sobre a história de frei Carlos:

Frei Carlos, flor crescida na sombra

por Eliseu Lopes*

Ao se encontrar com Carlos Mesters pela primeira vez, Maria, de ltapuranga (GO), exclamou: “Então o Sr. é que é o frei Carlos Mestre? Parece flor crescida na sombra: alto, esguio e pálido.” É isto o frei Carlos. É flor crescida na sombra.

Nasceu como uma tulipa, sem ostentação, numa cidadezinha ao sul da Holanda. Cresceu na acolhedora e cálida sombra de uma família biblicamente perfeita: sete irmãos. Na infância, viveu os anos sombrios da Segunda Guerra Mundial. Mas, pela localização geográfica, sua cidade ficou à sombra dos acontecimentos e não sofreu grandes transtornos.

Jacobus Gerardus Hubertus Mesters nasceu na Holanda, no dia 20 de outubro de 1931. Foi este o nome que recebeu na pia batismal. Vinte anos mais tarde, ao receber o hábito da Ordem Carrnelita, já no Brasil, foi rebatizado de Carlos: frei Carlos Mesters.

Quando fala ao povo sobre a Bíblia, frei Carlos recorre às vezes a algumas imagens familiares, impregnadas de reminiscências da infância. A Bíblia é como um álbum de família. Numa desordem organizada, seguindo o ritmo da vida, oferece um espelho da família. Enfeixa e reúne, na sequência das páginas e até numa página só, o registro de cenas e fatos distantes no tempo. Anos e anos podem ser folheados num minuto. Vêm emendados, um no outro, acontecimentos com séculos de distância.

 

*Eliseu Lopes (in memorian) foi secretário executivo do CEBI por muitos anos. O trecho “Frei Carlos, flor crescida na sombra”, encontra-se publicado em versão ampliada no livro Reflexos da Brisa Leve, publicado por ocasião do aniversário de 60 anos de Frei Carlos Mesters.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Frei Carlos Mesters, 86 anos de Leitura Popular da Bíblia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU