Vale do Sinos. Número de desempregados aumentou em dezembro de 2016

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: João Conceição e Marilene Maia | 09 Março 2017

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED do Ministério do Trabalho – MT divulgou recentemente a movimentação no mercado formal de trabalho no mês de dezembro de 2016. Os dados indicam uma redução de 3.884 postos de emprego no último mês do ano no Vale do Sinos. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou a base de dados do MT para verificar essa movimentação na região do Vale do Sinos.

A tabela 1 mostra que o saldo negativo de admitidos e desligados em emprego formal no mês de dezembro foi de 3.884. A redução nos postos de trabalho culminou em um saldo acumulado de 4.074 no ano de 2016. Os dados do CAGED ainda revelam que, quando se compara com o ano anterior, a situação é um pouco melhor. No ano de 2015, o saldo acumulado foi de menos 5.952 postos de trabalho. Entretanto, apesar desse fator “positivo”, é necessário destacar que tanto em dezembro de 2015 quanto em dezembro de 2016 nenhum município do Vale do Sinos teve saldo positivo entre admitidos e desligados. Outro elemento importante é a elevação do desemprego no mês de dezembro de 2016. No mês anterior, ou seja, em novembro, o saldo negativo entre admitidos e desligados foi de 1.141.

Já a tabela 2 apresenta a movimentação no mercado de trabalho formal no Vale do Sinos em dezembro de 2016 por setor econômico. Somente o setor da indústria de transformação foi responsável pela redução de 2.183 postos de trabalho. Ao analisar os oito setores econômicos definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apenas o setor de extrativa mineral apresentou saldo positivo entre admitidos e desligados. O setor apresentou um saldo de 21 postos de trabalho. Essa situação foi impulsionada pelo município de Canoas, que obteve um saldo positivo de 18 admitidos no setor. Entretanto, na construção civil o município contribuiu para que o saldo negativo fosse de 509 postos de trabalho. A mesma situação aconteceu com Novo Hamburgo no setor de serviços.

Desde o fim de 2014 há uma redução acentuada de postos de emprego formais no Vale do Sinos. Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre – PED-RMPA mostra que no ano de 2016 o nível na retração ocupacional foi o maior desde 1993. Além de aumentar a taxa de desemprego, este cenário aumenta a informalidade. É o que pode ter acontecido no mês de dezembro. O número de desempregados aumentou substancialmente de novembro para dezembro, exatamente quando se ampliam as vagas temporárias no mercado de trabalho.

Leia Mais

Vale do Sinos. 43,6% dos vínculos no mercado de trabalho formal foram ocupados por mulheres em 2016
Redução de 1.141 postos de emprego em novembro no Vale do Sinos
Região Metropolitana de Porto Alegre. Taxa de desemprego se mantém estável
Região Metropolitana de Porto Alegre - Nível de retração ocupacional foi o maior desde 1993
Região Metropolitana de Porto Alegre - Pesquisa aponta retrocessos para mulheres no mercado de trabalho em 2016

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vale do Sinos. Número de desempregados aumentou em dezembro de 2016 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU