Geração ''nem-nem'': a preocupação do papa no encontro com universitários do Equador

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

09 Julho 2015

O Papa Francisco expressou a sua preocupação com os jovens sem estudo nem trabalho, vítimas do desespero, que acabam "se alistando em projetos de loucura social". Ele o fez na conclusão de um desafiador discurso dirigido nessa terça-feira aos representantes da sociedade civil do Equador, reunidos em Quito, na Igreja de São Francisco, uma das mais antigas da cidade, falando dos jovens desempregados, presas do desespero, e, pela primeira vez, citando entre eles também os foreign fighters.

A reportagem é de Salvatore Izzo, publicada no sítio Il Sismografo, 07-07-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Bergoglio apontou para a necessidade de dar mais atenção à chamada geração "nem-nem" também no seu discurso à tarde na Universidade Católica de Quito. "Nossos centros educativos – disse ele, falando para milhares de estudantes e inúmeros professores – são uma sementeira, uma possibilidade, terra fértil para cuidar, estimular e proteger."

"Eu me pergunto com vocês, educadores: vocês velam pelos seus alunos, ajudando-os a desenvolver um espírito crítico, um espírito livre, capaz de cuidar do mundo de hoje?", perguntou Bergoglio, depois, aos professores de diversos centros de ensinos que participavam do encontro.

Perguntou-lhes: "Vocês têm um espírito que seja capaz de buscar novas respostas para os múltiplos desafios que a sociedade hoje propõe à humanidade? São capazes de estimulá-los a não se desentender da realidade que os rodeia? Como entra no currículo universitário ou nas distintas áreas do fazer educativo a vida que nos rodeia, com suas perguntas, suas interrogações, seus questionamentos? Como geramos e acompanhamos o debate construtivo, que nasce do diálogo em prol de um mundo mais humano?".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Geração ''nem-nem'': a preocupação do papa no encontro com universitários do Equador - Instituto Humanitas Unisinos - IHU