Herói Gaúcho e da Pátria Brasileira é homenageado em sua Semana

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Janeiro 2015

Sepé Tiraju, líder guarani deu a vida para defender as terras do Povo Nativo Gaúcho, virou mito, foi canonizado pela vontade popular, é reconhecido oficialmente como "herói guarani missioneiro rio-grandense" pela Lei nº 12.366 do Estado do Rio Grande do Sul e Herói da Pátria Brasileira pela lei Federal 12.032/09, mas é ignorado pelo brasileiro e rio-grandense.

No sentido de conscientizar a sociedade gaúcha e brasileira sobre a existência de um único herói brasileiro no Rio Grande do Sul, entre 1º e 7 de fevereiro de 2015, em comemoração aos 259 anos da sua morte estarão ocorrendo uma série de eventos no território gaúcho. Entre 1609 e 1768 ocorreu uma das principais histórias do mundo em nosso território latino-americano, reconhecida pela UNESCO, como uma “experiência única na Humanidade”. Visitantes do mundo todo vêm em busca dos fatos que encantaram filósofos dos anos 1600, 1700 e 1800, todavia, a própria sociedade que construiu o processo histórico ainda mantem-se de olhos fechados para os acontecimentos aqui ocorridos.

No Estado há 12.000 anos viviam grupos pré-pampeanos. Há cerca de 2.500 anos ocorre à entrada do Povo Guarani. Em 3 de maio de 1626 os primeiros padres jesuítas entram no Território gaúcho e fundam 18 reduções. Estas foram expulsas pelos Bandeirantes que naquele período mataram no todo mais de 600.000 guaranis em busca de escravos para suas lavouras paulistas. Expulsos ficaram as reduções no território entre o rio Uruguai e Paraná, hoje Argentina. Voltaram a partir de 1682 fundando os Sete Povos das Missões que com suas estâncias de gado ocupavam mais de 2/3 do atual Rio Grande do Sul.

Cresceram imensamente em termos de indústria e exportação remetendo sua produção para diversos locais da América e Europa. A indústria se fez plena, tanto quanto a cultura, Montesquieu Chamou de “primeiro estado industrial da América”. Com o desenvolvimento as cortes europeias decidem exterminar o projeto comunitário assinando o Tratado de Madri e com a não aceitação das trocas das terras entre espanhóis e portugueses ocorre a Guerra Guaranítica, momento do aparecimento do nosso herói Sepé Tiaraju.

José Tiaraju foi criado pelos Padres, pois seus pais foram mortos em um aparecimento de escarlatina. Da doença, restaram em seu corpo, cicatrizes várias, uma delas em sua testa, com formato de meia-lua. Como diz a lenda, esta lhe dava uma aura mística e brilhava nas noites, em cor escarlate. Aos poucos foi adquirindo o conhecimento e a cultura dos Jesuítas que se somaria ao espírito de liberdade guarani, o suficiente para transformá-lo em um dos maiores líderes da brilhante comunidade indígena missioneira.

Foi Corregedor do Cabildo de São Miguel, o mais tenaz resistente à entrega dos Sete Povos aos Portugueses, em troca da Colônia de Sacramento. Sepé Tiaraju transformou-se num autêntico guerreiro, chamando para si a responsabilidade da defesa do povo guarani, da cobiça e do egoísmo dos Espanhóis e Portugueses, pela posse da terra. Em uma carta, a ele atribuída, dirigida ao governo espanhol ele escreveu: “Nossa riqueza é a nossa liberdade. Esta terra tem dono e não é nem português nem espanhol, mas Guarani”.

Sepé morreu em 7 de fevereiro de 1756, às margens da sanga da Bica, afluente do rio Vacacaí, no município gaúcho de São Gabriel. Três dias depois ocorre a Batalha de Caiboaté e a morte de 1.500 dos principais guerreiros e Caciques Guaranis. Encerrava-se assim, uma das mais bem sucedidas experiências de vida comunitária cristã de todos os tempos citadas por Voltaire, principal Iluminista Francês, como “Triunfo da Humanidade”.

Por seu feito, Sepé Tiaraju, é considerado santo popular, virou personagem lendário do Rio Grande do Sul e dos Povos Nativos da América Latina, sua memória ficou registrada na literatura por Basílio da Gama no poema épico O Uruguai (1769) e por Érico Veríssimo no romance ‘O Tempo e o Vento’.

PROGRAMAÇÃO: De 1º a 07 de fevereiro de 2015.

Conforme o Irmão Antônio Cechin, coordenador geral dos eventos, “pretende ser essa SEMANA, uma arrancada rumo a uma possível introdução da Causa de Beatificação e Canonização dos heróis riograndenses, guarani, missioneiros e brasileiros SEPÉ TIARAJU e seus 1500 companheiros MÁRTIRES PELA JUSTIÇA. São Sepé, além de empoderador dos pobres, pode também tornar-se padroeiro dos prefeitos populares”.

Cechin pede que deem o máximo de importância, comparecendo todos a fim de prestigiar a SEMANA que nos ajudará na glorificação não só de Sepé e Companheiros, mas também dos 3 santos padres jesuítas missioneiros dos Sete Povos: Roque, Afonso e João. Diz que são tempos de papa jesuíta FRANCISCO, da estirpe missioneira dos SETE POVOS DAS MISSÕES DO RIO GRANDE DO SUL.

Domingo – 01-02
Manhã
Saída da Bicicletada de Porto Alegre, rumo a São Gabriel – Sede do Caminho das Águas – dormem em Rincão dos Negros.

Segunda - 02/02
Início da exposição sobre Sepé Tiaraju no Museu Nossa Senhora do Rosário - Bom Fim- Porto Alegre.
Bicicletada: Rincão dos Negros – Cachoeira do Sul.

Terça – 03-02
Bicicletada: Cachoeira do Sul – São Sepé.

Quarta – 04-02
Bicicletada: São Sepé – Santa Margarida.

Quinta-feira - 05/02
Manhã
Chegada dos índios e da equipe da Bicicletada em São Gabriel.
Recepção: Parque Tradicionalista Rincão das Carretas
Almoço de confraternização organizado pelo CIMI
Tarde
Reunião interna dos índios (a partir das 15h) e apresentação teatral da equipe da Bicicletada em frente ao Museu (a partir das 19h30).

Sexta-feira - 06/02
Manhã
Reunião aberta dos índios com a participação da equipe da Bicicletada e de todos os envolvidos.
Tarde
16h - Bicicletada nas principais ruas da cidade, fazendo paradas estratégicas na Praça Dr. Fernando Abbott, Praça Camilo Mércio e Praça Tunuca Silveira
18h30 - Futebol no Estádio Municipal (atividade que agrega Governo, CIMI e equipe da Biciletada)
21h - Palestra sobre “As Missões e Sepé Tiaraju - a importância de para o Brasil”, no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas com o pesquisador José Roberto Oliveira.

Sábado - 07/02
Manhã
6h - Deslocamento dos índios e comunidade até a Coxilha de Caiboaté (ritual indígena).
9h30 - Missa da Terra Sem Males, na Chácara Juca Tigre.
11h30 Inauguração da Trilha "Pelos caminhos de Sepé", na Chácara Juca Tigre.
Almoço no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas.
Tarde
16h - Retorno à Chácara Juca Tigre, onde terá apresentações de corais indígenas e outras atrações.
19h - Inauguração da Estátua em concreto armado de Sepé Tiaraju.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Herói Gaúcho e da Pátria Brasileira é homenageado em sua Semana - Instituto Humanitas Unisinos - IHU