Panorama do Executivo e Legislativo dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre para 2021

91% das Prefeituras e 82% dos Legislativos serão assumidos por homens em 2021.

Foto: YouTube

Por: Gustavo Diefenbach e Marilene Maia | Edição: João Conceição | 04 Dezembro 2020

O panorama da política na Região Metropolitana de Porto Alegre indica um cenário de continuidade dos projetos governamentais, já que quinze prefeituras tiveram seus prefeitos reeleitos e outras seis mudaram prefeitos, porém com a mesma sigla partidária do período anterior. As Câmaras Legislativas eleitas na metropóle de Porto Alegre contarão com 438 vereadores, sendo 82% homens e 89% identificados como brancos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

A análise é do ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

 

Prefeituras 

 

Nas 34 prefeituras, 44% prefeitos foram reeleitos; 91% são homens; 70% têm entre 30 e 60 anos; 100% identificaram-se como brancos, 74% alcançaram o ensino superior, 32% são do Partido Progressista - PP.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre foram eleitas três mulheres: Novo Hamburgo, prefeita reeleita, Sapiranga e Taquara, eleitas pela primeira vez. Apenas 9% do executivo nos municípios elegeram lideranças femininas.

A renda dos prefeitos eleitos revela que 52% têm até 500 mil reais declarados: Arroio dos Ratos, Campo Bom, Capela de Santana, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Esteio, Estância Velha, Glorinha, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo e Taquara. 7 prefeitos declararam ter entre 500 e 1 milhão de reais, cinco entre 1 milhãoe 2, um entre 2 milhões e 5 e, apenas, dois acima de cinco milhões. A polarização da renda está entre o prefeito de Estância Velha, que declarou R$ 32.000,00, e o de Viamão com R$ 19.429.041,61

 

 

Proposta de renda dos prefeitos eleitos

 

Dos 32 prefeitos eleitos no pleito de 15 de novembro e dos 2 eleitos no dia 29 de outubro, apenas 2 da Região Metropolitana de Porto Alegre possuem propostas para renda no plano de governo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

 

 

Uma delas é do prefeito reeleito de Esteio, Leonardo Pascoal - PP, intitulada de “Renda Certa”, com formato de programa de transferência de renda a famílias vulneráveis, que estejam à margem de outros programas sociais. Não há detalhamento de condicionalidades, em que pese fazer referência ao fato de as famílias estarem “à margem” de outros programas sociais.

Outra proposta também partiu do prefeito reeleito de São Leopoldo, Ary Vanazzy - PT, embora sem denominação. Propõe retomar e organizar o programa municipal de transferência e geração de renda e inclusão produtiva. Sem detalhamento de funcionamento, mas com prioridade para mulheres.

 

 

Câmaras Legislativas

 

Os legislativos dos trinta e quatro municípios contarão com 438 vereadores, sendo 82% homens; 89% identificados como brancos; 55% entre 31 e 50 anos; 36% com ensino superior completo; 51% no primeiro mandato. Os partidos que mais elegeram vereadores foi o Partido Democrático TrabalhistaPDT com 59, Partido Progressistas - PP com 73 e o Movimento Democrático Brasileiro - MDB com 75.

A movimentação eleitoral nos trinta e quatro municípios envolveu a candidatura de 6.338 candidatos para a eleição de 438 vereadores. Porto Alegre teve 27 legendas partidárias representadas em seus candidatos à vereança e alcançou a representação de 18 partidos na composição da Câmara com as eleições, constituindo-se em maior diversidade partidária entre os municípios.

Canoas e Viamão tiveram a segunda maior representação partidária, com 22 legendas  entre os candidatos a vereadores e Guaíba  ficou na segunda colocação com 20 partidos disputando a Câmara. Ivoti foi quem apresentou o menor número de candidatos e siglas partidárias para o processo eleitoral.

Os municípios que terão, a partir de janeiro de 2021, a menor representação de siglas partidárias na Câmara são: Capela de Santana e Eldorado do Sul, ambas com três partidos. Porto Alegre passará a contar com 18 partidos, Viamão e Canoas com 12 e Alvorada com 11 partidos representados.

 

Abstenções e comparecimentos

 

Nos 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre 3,1 milhões de pessoas estavam aptas a votar. Dessas 2,2 milhões votaram, determinando 70,9% de comparecimento e 29,1% de abstenções. Comparando com o Rio Grande do Sul, que teve 76,3% de comparecimento e 23,7% de abstenções.

O maior comparecimento de eleitores, em percentual, foi nos municípios de Rolante (86,80%), Araricá (86,13%), Capela de Santana (86,05%), Nova Hartz (85,98%) e Ivoti (85,91%). A maior abstenção de eleitores deu-se em: Porto Alegre (32,76% no segundo turno), Canoas (31,67% no segundo turno), São Leopoldo (31,24%), Sapucaia do Sul (30,81%) e Esteio (30,0%).

 

 

Eleições municipais não trataram do fundamental

 

Em entrevista concedida à IHU On-line, no dia 18-11, o sociólogo Luiz Werneck Vianna analisou o resultado das eleições municipais deste ano e o que ela revela. Para o professor Luiz, “Seria fundamental que o tema da renda básica tivesse mais relevância nessa disputa, mas não teve. Esse tema não encontrou uma sustentação forte e não creio que tenha amadurecido alguma coisa nessa direção.”

Em outro ponto da entrevista, Luiz Werneck Vianna pontua que “Houve um avanço em relação à última eleição, que foi dominada pelo atraso e pela grosseria, pela “arminha” e esses símbolos idiotas que prevaleceram naquela época e que agora foram banidos. Mas questões fundamentais, como renda básica, questão ambiental, não foram discutidas em profundidade. Os portadores desses temas, quando apareceram, foram fracos, com baixa densidade eleitoral”, finaliza Vianna.

 

Eleições 2020: algumas análises

 

Em outra entrevista realizada pela IHU On-line sobre as eleições de 2020, em 17-11, o professor Bruno Lima Rocha descreve quem ganhou e quem perdeu: “as legendas mais tradicionais e com estruturas municipais arraigadas e compostas de oligarquias estaduais fortes (MDB, DEM, PSD, PP e PSDB) terminam por sair vitoriosas no pleito municipal. Isso fortalece o chamado “Centrão”.

Na comparação com a última eleição presidencialBruno chama atenção para “a presença de várias candidaturas com título profissional, como agentes da lei ou militares (delegado isso, major aquilo...), e a eleição destes não foi tão impactante como em 2018. O mesmo se dá com o fraco desempenho do partido Republicanos, o único diretamente vinculado a um setor do neopentecostalismo, a Igreja Universal do Reino de Deus - IURD. O discurso da “nova direita” perde fôlego, embora o Novo tenha garantido algumas posições parlamentares, analisa Bruno Lima Rocha.

 

 

Leia mais