Amazônia. Leigos e leigas escrevem aos bispos que participarão do Sínodo

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • “Se vocês se sentirem como eminências, estarão fora do caminho”. As palavras do Papa Francisco aos novos cardeais quando também condenou a corrupção na Igreja

    LER MAIS
  • Como viver o Advento em tempos de quarentena

    LER MAIS
  • A vacina vai nos ajudar, mas não vai nos livrar das pandemias

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


19 Setembro 2019

"Renovamos nosso compromisso com a Igreja que se encontra na Amazônia, em especial neste Regional Norte I AM/RR, e nos unimos aos nossos Bispos sinodais, em oração, para que possam retornar do Sínodo, com uma real resposta ao grande CLAMOR deste povo que se encontra em nossa Pan-Amazônia", pedem os cristãos leigos e leigas reunidos no II Encontro Regional do Laicato

Eis a carta. 

Cristãs Leigas e Cristãos Leigos reunidos no II Encontro Regional do Laicato
Centro de Treinamento Maromba, Manaus – AM 14 e 15 de Setembro de 2019

Somos cristãos Leigos e Leigas, da Arquidiocese, Dioceses e Prelazias do nosso Regional Norte I AM/RR, reunidos em nosso II Encontro Regional do Laicato, realizado na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, nos dias 14 e 15 de Setembro de 2019, em busca da nossa organização Regional.

Aproveitamos a oportunidade, e nos dirigimos aos nossos Bispos, representantes do nosso Regional ao Sínodo, Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral, que acontecerá entre os dias 06 a 27 de Outubro deste ano, no Vaticano, para enfatizar nosso profundo desejo em que haja uma ampla e cuidadosa discussão no que tange a: “Identificar o tipo de ministério oficial que pode ser conferido à mulher, tendo em consideração o papel central que hoje ela desempenha na Igreja amazônica.” (I. L., pg 73), para que este “ministério” conferido às mulheres possa de fato tornar-se realidade nestas terras de missão, reconhecendo e garantindo assim, o espaço da mulher nas discussões e decisões da Igreja local organizada.

Nos dirigimos também, aos nossos bispos sinodais, que olhem com extrema atenção e firmeza sobre a promoção de vocações autóctones pois nas “escutas” que foram realizadas: “pede-se que, para as áreas mais remotas da região, se estude a possibilidade da ordenação sacerdotal de idosos, de preferência indígenas, respeitados e reconhecidos por sua comunidade, mesmo que já tenham uma família constituída e estável, com a finalidade de assegurar os Sacramentos que acompanhem e sustente a vida cristã.” (I. L., pg 73). Queremos destacar que, ao utilizar a palavra “idosos”, referimo-nos a pessoas que tenham uma vivência de fé e testemunho de vida cristã nas comunidades. Só assim, conseguiremos ser uma Igreja presente em nossas regiões mais afastadas, como muito se verificou durante as “escutas”, e não mais uma Igreja que apenas visita.

Enquanto batizados, renovamos nosso compromisso com a Igreja que se encontra na Amazônia, em especial neste Regional Norte I AM/RR, e nos unimos aos nossos Bispos sinodais, em oração, para que possam retornar do Sínodo, com uma real resposta ao grande CLAMOR deste povo que se encontra em nossa Pan-Amazônia: PRESENÇA!

Manaus, 15 de Setembro de 2019
II Encontro Regional do Laicato
Regional Norte I AM/RR

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Amazônia. Leigos e leigas escrevem aos bispos que participarão do Sínodo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV