O 3º Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo. Territórios, governamento da vida e o comum traz os acúmulos realizados nas suas duas edições anteriores, que oportunizaram mapear, problematizar e colocar em diálogo as diferentes perspectivas, limites e possibilidades das metrópoles. Esta terceira edição permitirá aprofundar a reflexão e operacionalização dos conceitos que apareceram como relevantes neste escopo.

Não há como negar que as mudanças nos paradigmas produtivos, nas relações político-econômicas e nas relações gerais com o Estado não foram suficientes para evitar um caminhar na direção de um conjunto de crises, de uma crise sistêmica. Esse contexto torna relevante aprofundar o debate acerca das metrópoles e suas implicações, uma vez que a grande crise começou no seu interior, com o novo proletariado, a conversão neoliberal do Welfare State e a crescente mercantilização da securitização. Soma-se a isso uma incapacidade de governar adequadamente as múltiplas formas de vida que se articulam e cooperam cada vez mais em rede.

As metrópoles e seus espaços físicos e virtuais conformam o contexto da produção (e não mais as fábricas). Produzir passou a significar, cada vez mais, construir comunalidades de cooperação e comunicação, de encontros das singularidades e seus afetos, numa lógica muito mais de multidão, de redes de redes, do que na perspectiva de povo, de massa, dentre outros.

Assim, compreender os diferentes conceitos de comum, as concepções acerca da multidão e, ainda, conceitos como poder constituinte, tempos múltiplos, dentre outros, faz-se relevante, no (re)pensar das metrópoles e das suas potencialidades, no sentido de melhor compreendê-las e, também, projetar possibilidades que possam contribuir para nosso ser em comum – para uma sociedade sustentável. É isso o que se propõe no 3º Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo. Territórios, governamento da vida e o comum.

Geral:

– Analisar transdisciplinarmente as metrópoles à luz de diferentes conceitos e sua operacionalização, tais como multidão, comum, poder constituinte, tempo e espaço, apontando desafios e possibilidades.

Específicos:

– Explorar genealogicamente conceitos relevantes ao estudo das metrópoles, suas potencialidades e limites.

– Discutir possibilidades de superação dos principais problemas que emergem da realidade das metrópoles a partir da ideia de multidão, do comum, numa perspectiva de cocriação e coprodução.

– Aprofundar a compreensão das expressões, manifestações e lutas de resistência das populações metropolitanas.

– Compreender as metrópoles como espaços de construção plurais, diversos e, ao mesmo tempo, de governamento das vidas, capazes de construir uma sociedade economicamente justa, politicamente democrática, ecologicamente sustentável, socialmente solidária e culturalmente plural.

Faça sua inscrição aqui.

Professores(as), estudantes universitários(as) e comunidade em geral.

Vídeos

Confira os vídeos das conferências realizadas neste evento, que estão disponíveis no canal do YouTube do IHU.

As instituições jurídicas e de representação política na democracia (Alexandre Fabiano Mendes)

30 de março (quarta-feira)

14h30min às 17h – Multidão e poder constituinte: uma genealogia dos conceitos

Conferencista: Prof. Dr. Homero Silveira Santiago – Universidade de São Paulo – USP

19h30min às 22h – Movimentos sociais e a multidão nas metrópoles: potência e/ou ameaças

Conferencista: Prof. Dr. Homero Silveira Santiago – Universidade de São Paulo – USP

Local das atividades: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

19 de abril (terça-feira)

14h30min às 17h – Poder Constituinte e Sujeito Constituinte nas metrópoles: um olhar a partir de Spinoza e Negri

Conferencista: Prof. Dr. Francisco de Guimaraens – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

19h30min às 22h – Fundações ontológicas e éticas da política e do direito: um olhar a partir de Spinoza

Local das atividades: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

12 de maio (quinta-feira)

14h30min às 17h – Uma ontologia do comum e do fazer-multidão: da comunidade ao ser singular-plural metropolitano

Conferencista: Prof. Dr. Alexandre Fabiano Mendes – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

19h30min às 22h – As instituições jurídicas e de representação política na democracia

Local das atividades: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

8 de junho (quarta-feira)

14h30min às 17h – Tempos múltiplos e multiformances: resistências a partir de Gilles Deleuze a Antonio Negri

Conferencista: Profa. Dra. Bárbara Peccei Szaniecki – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

19h30min às 22h – Autonomismo político e ativismo estético: o design nas metrópoles contemporâneas

Local das atividades: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

Certificado

Os certificados do 3º Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo. Territórios, governamento da vida e o comum estarão disponíveis a partir de 23/06/2016 no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados.

É imprescindível a assinatura na ata para registrar a presença.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS
Eixo Humanismo Social Cristão da UNISINOS
Programa de Pós-Graduação em Administração – UNISINOS