Seminário Agrotóxicos: Impactos na Saúde e no Ambiente

O impacto do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana e ambiente é um problema que tem merecido atenção da comunidade científica em todo o mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento.

Desde 2008 o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo e a utilização destes venenos agrícolas cresce ano após ano.

Os impactos na saúde pública e no ambiente são amplos, os efeitos nocivos atingem trabalhadores em diversos ramos de atividade, consumidores de alimentos e águas contaminadas.

A avaliação do impacto sobre a saúde humana e ambiente implica no conhecimento e a visualização da importância relativa a cada uma das vias de contaminação.

---

Dentro da programação deste seminário, teremos o lançamento do "Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde". Confira mais informações sobre o Dossiê aqui.

Geral

– Estabelecer um debate com diversas áreas do campo científico sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde e ambiente, e discutir os caminhos para o enfrentamento e redução do uso no país.

Específicos

– Esclarecer a população sobre o impacto do uso de agrotóxicos na saúde e ambiente.

– Discutir alternativas para o enfrentamento dos problemas e sua superação.

– Informar à população possibilidades de contribuição e fortalecimento de políticas e iniciativas que apontam caminhos para redução do uso de agrotóxicos.

Faça sua inscrição aqui.

Público Alvo

Professores (as), pesquisadores (as), estudantes universitários (as) e comunidade em geral.

24 de agosto – segunda-feira

9h às 10h – Uso combinado de Agrotóxicos e o impacto na saúde

Profa. Dra. Karen Friedrich – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

10h às 11h – Políticas Públicas para redução no uso de agrotóxicos

Dr. Leonardo Melgarejo – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN

11h às 12h – Debate

Local das atividades da manhã: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU

13h30min às 14h30min – Exibição do Filme: O Veneno está na mesa (documentário de Sílvio Tendler, Brasil, 2014, 50min)

14h30min às 16h – Agrotóxicos, ambiente e sustentabilidade

Prof. Dr. Fernando Carneiro – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Ceará e Universidade de Brasília – UnB

16h às 16h20min – Intervalo

16h20min às 17h30min – Debate

Local das atividades da tarde: Auditório Bruno Hammes – UNISINOS

19h30min às 22h – Lançamento "Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde"

Prof. Dr. Fernando Carneiro – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Ceará e Universidade de Brasília – UnB

Local da atividade da noite: Auditório Bruno Hammes – UNISINOS

Certificado

O aluno deve solicitar o certificado no Atendimento Unisinos (taxa de R$9,00) a partir de 15 dias após o término do evento. É imprescindível a assinatura na ata em cada atividade para registrar a presença.

Evento gratuito.

Programa de Pós-graduação em Biologia – UNISINOS
Curso de graduação em Nutrição – UNISINOS
Curso de graduação em Serviço Social – UNISINOS