Mina Guaíba: luta contra a mineradora Copelmi vence mais uma etapa em Porto Alegre

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

27 Outubro 2020

O TRF4 negou o recurso da empresa, que não concordava com a participação do povo Guarani no processo.

A reportagem é publicada por Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraMST, 23-10-2020.

Desde 2019 trabalhadores do campo e da cidade da região Metropolitana de Porto Alegre, ambientalistas e os povos indígenas vêm unindo forças contra a implementação do projeto Mina Guaíba, da mineradora Copelmi.

No início deste ano, em fevereiro, o resultado das lutas já apareceu. Uma decisão da Justiça Federal suspendeu o processo de licenciamento na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), até que os estudos ambientais feitos pela Copelmi levem em consideração a presença das comunidades indígenas no entorno do empreendimento.

(Mapa cedido por Rualdo Menegat)

Nesta quinta-feira (22), o Tribunal Regional Federal da 4ª região negou o recurso da mineradora, que solicitava a exclusão da comunidade Guarani do polo ativo do processo. O pedido da mineradora, segundo o advogado Emiliano Maldonado (RENAP), revela a postura da mineradora e afronta o art. 232, da CF/88, que refere:

Art. 232. Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.

Ou seja, a mineradora buscava reverter a decisão da Justiça que havia aceitado o pedido de habilitação do Conselho de Articulação do Povo Guarani (CAPG) e da comunidade da Tekoá Guajayvi e determinava a sua inclusão na Ação Civil Pública.

Em fevereiro, em decisão liminar a Justiça Federal decidiu que o processo de licenciamento ambiental deveria ser suspenso até que seja elaborado o componente indígena do processo de licenciamento por parte da FUNAI. Depois disso, ainda a demanda prevê que seja realizada a Consulta Prévia, Livre e Informada (CPLI) das comunidades Guaranis atingidas pelo empreendimento, no processo de licenciamento ambiental da Mina Guaíba que tramita na FEPAM.

Trata-se de uma importante decisão, fruto da luta do Povo Guarani, do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul e da Rede Nacional de Advogados/as Populares! (RENAP).

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mina Guaíba: luta contra a mineradora Copelmi vence mais uma etapa em Porto Alegre - Instituto Humanitas Unisinos - IHU