Amazônia. O apelo do Papa: “Cuidar das pessoas, não poupar por economia. As pessoas são mais importantes que a economia. Elas são templo do Espírito Santo, a economia, não”

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Junho 2020

Muitos são os contagiados e os mortos, inclusive entre os povos indígenas, particularmente vulneráveis, lamentou o Pontífice ao final da oração mariana.

A reportagem é de Bianca Fraccalvieri, publicada por Vatican News, 31-05-2020.

Ao final da oração do Regina Coeli deste domingo (31/05), o Papa Francisco fez um apelo especial pela Amazônia, recordando o recente Sínodo realizado no Vaticano sete meses atrás:

“Hoje, festa de Pentecostes, invoquemos o Espírito Santo para que dê luz e força à Igreja e à sociedade na Amazônia, duramente provada pela pandemia.”

Muitos são os contagiados e os mortos, lamentou o Pontífice, inclusive entre os povos indígenas, particularmente vulneráveis.

“Por intercessão de Maria, Mãe da Amazônia, rezo pelos mais pobres e indefesos daquela querida região, mas também por aqueles de todo o mundo, e faço apelo para que não falte a ninguém assistência de saúde.”

Segundo o Papa, “cuidar das pessoas, não poupar por economia. Cuidar das pessoas, que são mais importantes do que a economia. Nós pessoas somos templo do Espírito Santo, a economia, não".

Telefonema ao arcebispo de Manaus

Não é a primeira vez que o Pontífice manifesta sua proximidade à região. No dia 26 de abril, o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, recebeu um telefonema do Papa, que expressou sua preocupação com os povos indígenas, os ribeirinhos e os pobres.

Os bispos da região não só no Brasil, mas também nos demais países que têm este ecossistema em seus territórios vêm manifestando sua preocupação com o avanço da epidemia entre os indígenas. São inúmeros os artigos e reportagens que denunciam a situação de vulnerabilidade e pedem maior proteção.

No dia 18 de maio, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Rede Eclesial Pan-Amazônica no Brasil (Repam-Brasil) lançaram a campanha “A Amazônia precisa de você” para a arrecadação de fundos.

A Covid-19 faz suas vítimas também entre os missionários. O regional Norte 2 da CNBB, que abrange os estados do Pará e Amapá, é o que mais contabiliza infecções de padres por Covid: são 41 infectados e cinco mortos.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Amazônia. O apelo do Papa: “Cuidar das pessoas, não poupar por economia. As pessoas são mais importantes que a economia. Elas são templo do Espírito Santo, a economia, não” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU