Aquecimento Global: Cientistas revelam o efeito da perda de gelo marinho do Ártico

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

12 Março 2019

O aquecimento global está ocorrendo duas vezes mais rápido no Ártico do que em qualquer outro lugar na Terra. 

A reportagem é publicada por Institute of Atmospheric Physics, Chinese Academy of Sciences e reproduzida por EcoDebate, 11-03-2019. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

O aumento do aquecimento no Ártico (ao norte de 67 ° N) foi confirmado em investigações observacionais recentes e simulações de modelos com aumento de emissões de gases de efeito estufa (GEEs).

O aquecimento global está ocorrendo duas vezes mais rápido no Ártico do que em qualquer outro lugar na Terra. No entanto, por que a maior amplificação do Ártico (AA) ocorre apenas em certos períodos em áreas com perda significativa de gelo do mar ainda está sob grande debate.

Cientistas da Universidade Estadual de Nova York, Albany e do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências encontraram as respostas por meio da análise de dados históricos e simulações de modelos climáticos. Suas análises indicaram que a AA não diminuiria até os séculos 22 e 23, depois que quase todo o gelo marinho do Ártico se dissolveu com o aumento das emissões de GEE.

“O rápido aquecimento do Ártico e a perda de gelo marinho estão atraindo muita atenção da mídia, da comunidade pública e científica. Nosso estudo liga os dois e sugere que a perda de gelo marinho está causando o rápido aquecimento no Ártico”, disse o principal autor do estudo, Aiguo DAI, em um comunicado de imprensa.

“Quando o gelo do mar derreter completamente, este elevado aquecimento também desaparecerá e a taxa de aquecimento no Ártico será semelhante ao resto do mundo”, afirmou.

De acordo com esta pesquisa, a grande AA ocorre apenas de outubro a abril e somente na área de perda proeminente de gelo marinho. Isso ocorre principalmente porque o derretimento sazonal do gelo marinho de maio a setembro causa uma maior extensão da água do mar e absorve mais luz solar durante a estação quente, e a energia térmica é armazenada nas águas do Ártico. A maior parte dessa energia é liberada na atmosfera através de radiação de onda longa e fluxos de calor sensível e latente para aquecer a atmosfera durante a estação fria, quando o Oceano Ártico se torna uma fonte de calor, levando a uma grande AA.

Cientistas alertam que o derretimento do gelo marítimo do Ártico aumentará o aquecimento no Ártico nas próximas décadas e também pode afetar os padrões climáticos em latitudes médias, causando intrusões mais freqüentes de vórtices polares na China e nos EUA continentais, levando a eventos extremos.

A perda de gelo marinho desempenha um papel vital no extraordinário aquecimento do Ártico. (Imagem de Aiguo DAI)

Referência:

Dai A., D. Luo, M. Song and J. Liu. Arctic amplification is caused by sea-ice loss under increasing CO2. Nature Communications. 2019.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aquecimento Global: Cientistas revelam o efeito da perda de gelo marinho do Ártico - Instituto Humanitas Unisinos - IHU